No inverno, o sol se põe mais cedo, por volta das 16:30h, e, com isso, a escuridão bate à porta bem antes. Porém, a cidade fica charmosíssima com a iluminação de natal espalhada pelo centro da cidade. Viena está tão iluminada que me sinto num cenário de princesas das estórias infantis. As ruas da cidade imperial ficaram mais pomposas e brilhantes, e estão simplesmente incríveis.
DICA! No centro de Viena venta muito, e é um vento de doer o osso. Então, para não se sentir desconfortável, é imprescindível se agasalhar bem, para que você possa curtir o passeio, calmamente, pelas ruas e ruelas da cidade, sem ter que sair desesperado para achar um lugar para se aquecer.
Vindo nessa época do ano à cidade imperial, aproveite para tomar um punsch nos mercados de Natal, saborear as delícias do paladar e ainda patinar no gelo, na frente da prefeitura de Viena. Eu já patinei duas vezes e adorei. Mas cuidado! É bem fácil escorregar por lá. Outra coisa importante é proteger bem as orelhas, porque, ao patinar, o ventinho pode incomodar se elas estiverem desprotegidas. No centro da cidade você encontra lojinhas que vendem,a um preço justo, os protetores de orelha.
Fique atento ao caminhar pelas ruas e olhe as fachadas dos prédios. No início da Kärntnerstrasse, ao lado da ópera de Viena, é possível ver um prédio embrulhado pra presente.
Uma das ruas bem fofas por aqui é a Kohlmarket, que é uma das mais sofisticadas de Viena, e a iluminação parece com gotas de ouro pingando do céu. Um encanto só!
A Graben, uma das avenidas de compras mais movimentadas do centro, está iluminada em formato de bola de árvore de Natal, o que dá uma atmosfera esplendorosa.
Outra dica muito importante, para quem quer ver ruas iluminadas, é observar as paralelas.
Uma das ruas paralelas, a Habsburgergasse, que leva o mesmo nome da família imperial, foi decorada com coroas em sua homenagem. Muito chique, não é mesmo?
No centro da cidade há uma única rua que possui uma iluminação de cor vermelha. É a Rotenturmestrassae, cujo nome significa rua da torre vermelha. No final da rua é possível ver parte da torre da Igreja de São Estevão.
Algumas lojas também estão decorando suas fachadas de maneira interessante. Na confeitaria Oberlaa a gente encontra uma xícara de chá enorme, e, ao vê-la, sempre me sinto como se estivesse no desenho animado de Alice no país das Maravilhas.
Outras cidades perto de Viena
A Áustria, como um todo, investe muito nos preparativos de Natal, e as cidades e vilarejos parecem cinematográficos com suas luzes temáticas. Recentemente, fui a duas cidades que ficam próximas a Viena. As cidades são muito charmosas, e quase não se vê ninguém na rua, o que aumenta a sensação de se estar em um estúdio de gravação.
Na região da baixa Áustria, temos a pequena cidade de Klosterneuburg, que fica a 20 km de Viena. Na frente da prefeitura fizeram um mercadinho de Natal e colocaram esses anjos iluminados. A atmosfera é bem aconchegante.
E, para quem quer ver uma cidade dos tempos medievais, é só ir a Mödling, que fica a 15 km de Viena. A praça central da cidade está muito fofa, com um carrossel e com a igreja principal toda iluminada. O cenário perfeito para ativar a imaginação de crianças e adultos, pois o lugar parece cenário de história infantil.
Bom, espero que tenha gostado.Um beijo e até o próximo post
Veja mais detalhes no blog www.maripelomundo.com.br
Abraços e até mais

Comentários
Áustria – Mini guia com 12 mercadinhos de natal para visitar em Viena - Kely pelo Mundo
23 de novembro de 2017 at 9:03 pm[…] está toda linda e iluminada para as festas de Natal e não há nada melhor nessa época do ano do que visitar os mercadinhos de […]