Oi, gente linda! Tudo bem?
Estou superanimada para continuar falando da minha viagem ao sul da França. Hoje vou compartilhar rapidamente sobre 5 cidades que visitamos em um dia. Parece muito… e é!!! hahaha
Você sabia que é da parte sudeste da França que são provenientes os azeites mais caros da Europa? O lugar é bem conhecido, não apenas pelas plantações de lavanda, mas também por seus óleos e a variedade oferecida pelos pequenos produtores da região.
Maussane-les-Alpilles – Durante nossa pausa para tomar água, no vilarejo de Maussane-les Alpilles, fomos seduzidos pelo óleo produzido na cidade. E fomos até a fazenda do produtor Moulin Jean Marie Cornille que ganhou a medalha de ouro de 2015, do Ministério da Agricultura. Vi, pela primeira vez, um sabonete preto feito de azeitonas da mesma cor. O carro-chefe do negócio é um óleo esverdeado, pouco fluido e levemente frutado. O processo é bem interessante, já que a sua produção acontece de forma tradicional a partir de prensagem hidráulica e de uma decantação natural, ou seja, sem ser filtrado.
Saint-Rémy-de- Provence – Uma das cidades mais fofas da região. Apaixonei!!! Sabia que Nostradamus nasceu lá? Pois é!, foi também naquela pequena cidade que Van Gogh pintou a noite estrelada, quando esteve internado no hospital psiquiátrico.
A cidade é muito fofinha, e cheia de ruas estreitas com lojinhas vendendo mil bibelôs e diversos artigos mimosos de decoração. Aproveitamos o momento para fazer uma pausa para tomar Champagne Rosé e comer queijos e mini sanduíches com pedacinhos de lula.
Vale ressaltar que, a caminho da cidade, encontramos várias alamedas de árvores de platanes. A paisagem é tão linda, que também inspirou Van Gogh em suas pinturas. É de se maravilhar mesmo.
Prosseguimos viagem por mais três pequenas cidades e, à noite voltamos para jantar no restaurante Le Marilyn. O ambiente é bem gostoso e a comida super saborosa.
Coustellet – Como o meu objetivo era ver as lavandas, acabamos dando uma passadinha no Museu da Lavanda. Logo na parte externa, é possível ver uma plantação de lavanda. A maior parte do museu é uma loja. Lá você encontra diversos creminhos, aromatizadores de ambientes, óleos de massagem, sachês para perfumar roupas de cama e toalhas, sabonetes, velas, incenso e até chá.
A loja está aberta ao público e não é necessário entrar no museu para ter acesso. O pessoal não se animou muito a entrar e ver a parte histórica da planta. Como não queria ser a chata do passeio, não fiz questão.
Gordes – Fomos para a cidade de Gordes, e, no caminho, já se consegue avistar a cidade. Coisa mais linda de se ver! O lugar também me deixou com os olhinhos brilhando. Não paramos no mirante de onde é possível ter uma bela da cidade. Então, o jeito foi fotografar dentro do carro mesmo. Na estrada dá pra ver, no alto do morro, as casas de pedras brancas. Um visual simplesmente fantástico.
A cidade é cheia de ruelas e parece que voltamos no tempo longínquo. Cada esquina se mostra charmosa e interessante. Logo na saída do estacionamento nos deparamos com um castelo. Caminhamos pelas ruelas até ter chegar numa linda vista dos campos verdes que rodeiam a cidade. Um lugar simplesmente encantador.
Mas nem tudo é perfeito… Prosseguimos para ver as tão sonhadas, plantações de lavanda. Gente! Que DECEPÇÃO !!!
Eu jurando que iria ver quilômetros de plantações, tipo como são as plantações de girassóis. Afff é um tiquinho assim óh! bem “pititinho”…
Abadia de Sénanque – Tá bom! A minha decepção está proporcionalmente conectada à minha expectativa. Besta eu, que já sei que toda vez que a expectativa é grande …, raramente é superada.
De qualquer forma o lugar é bonito e interessante, mas não é essa coisa de louco.
A Abadia foi fundada em 1148, por monges, e tem uma visita guiada por dentro do mosteiro. Perdemos por pouco a sessão. A próxima seria apenas 1 hora e meia depois. Como já estava desmotivada, nem fiz questão. Mas fica a dica: cuidado com os trajes, se for visitar um mosteiro. Shorts curtos podem ser um problema, assim como blusinhas de alcinha. Mas o povo delira, né? Estava 32 graus, ou seja, um calor dos infernos….. e o povo fazendo restrição. Mas regras devem ser respeitadas
Por isso minha dica do xale sempre entra aqui. Nada como se cobrir para atender as exigências de certos lugares.
O passeio valeu de qualquer forma.. mas snif! parece que próximo há aquelas plantações dos sonhos… mas viagem em grupo é sempre assim, nem sempre dá para fazer tudo… quem sabe numa próxima viagem.
Vou ficando por aqui!
No nosso terceiro e penúltimo post sobre essa viagem falarei de mais 5 cidades e de um programa imperdível. Aguarde! Beijos
Algumas fotos:
O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.
Texto e fotos :Kely Martins Bauer
Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

Comentários
zelia
22 de julho de 2015 at 6:47 pmAmei as fotos…
Iana Martins
28 de julho de 2015 at 9:34 pmA França e seus requintes!! Belo.
Bjs
Kely Martins Bauer
29 de julho de 2015 at 3:44 pmObrigada mana beijos
Provence e Cotê d´Azur – 3/4 | Femme Volátil
5 de agosto de 2015 at 10:05 am[…] Estou de férias de novo, mas desta vez na Áustria. Só que reservei um pouquinho do tempo para continuar te contando sobre algumas cidades visitadas na França. Para o post de hoje selecionei seis cidades que visitamos em três dias. A região é belíssima e quem perdeu os posts anteriores pode acessar aqui e aqui. […]
Provence e Cotê d´Azur -4/4 | Femme Volátil
20 de agosto de 2015 at 3:24 am[…] ao último post sobre a viagem no sul da França. Se você ainda não viu os demais, clique aqui, aqui e aqui. Hoje vou compartilhar rapidamente as últimas 6 cidades que visitamos por […]