Depois de falar de mercadinhos e algumas das tradições de Natal, eu não poderia fazer um especial de Natal sem falar das suas personagens.
Krampus –É uma criatura mística do folclore germânico, e tem um papel oposto ao do Papai Noel. É representado por figuras horrendas, que parecem demônios com chifres, têm o corpo coberto de pele de ovelha ou cabra, e carregam correntes e varas. Algumas das máscaras mais elaboradas são talhadas em madeira, e com chifres de cabra de verdade.
Na Áustria, especialmente nas regiões dos Alpes, essas criaturas desfilam pela cidade entre o final de novembro até o dia 05 de dezembro. Durante o desfile, saem assustando e podem, inclusive, dar chicotadas ou pintar a cara do público. A intenção na tradição é mostrar que o monstro pode punir as crianças que foram más ou desobedientes durante o ano.
Meu marido, quando criança, recebia no dia 05 de dezembro, data oficial do diabo, um carvão para dizer o quanto ele tinha sido ruim naquele ano alem da visita ilustre do monstrinho na cozinha de casa. Tadinho, fico imaginando o garoto loiro, com cara de anjo, com seus enormes olhos azuis, sendo presenteado com o carvão. Imagino a cara de decepção da peste! Coitado!
A personagem é tão famosa que, em 2015, a figura do Krampus ganhou as telinhas do Cinema com o Filme de comédia de horror natalino, com o nome “Krampus o terror do Natal” . O filme é bem interessante, eu me identifiquei em algumas cenas da minha adolescência, especialmente aquelas com as brigas de familiares. Rs, acho que esse diabinho do Natal existe mesmo!
São Nicolaus X Papai Noel
São Nicolaus traz presentinhos para a criançada no dia 6 de dezembro, um dia após a assombrosa figura do Krampus. Geralmente são lembrancinhas ou apenas doces. Sua figura é facilmente confundida com o bom velhinho, o Papai Noel. Apesar de os dois terem barba branca, carregarem um saco de presentes e usarem trajes vermelhos, para os austríacos eles são bem diferentes.
São Nicolaus usa chapéu e roupa de bispo na cor vermelha. Já o papai Noel (Weihnachstman) usa gorro vermelho e as roupas vermelhas que conhecemos, além de ter o rosto e o corpo rechonchudos. Vale ressaltar que a confusão pode aumentar, já que, lentamente, a figura do papai Noel está sendo incorporada a cultura natalina austríaca.
Menino Jesus – Sim! Aqui na Áustria ele realmente ganha a devida importância da época festiva, e, apesar da data comemorar seu aniversário, é ele quem traz os presentes de Natal; seu nome em alemão é Christkindl. Eu adorei essa idéia, é simpática e muito fofinha.
Curiosidade: Ahhhhh! Agora sim tudo faz sentido. Consegui finalmente entender porque os austríacos, no dia do seu aniversário, levam para o escritório bolo ou oferecem doces aos colegas.
Espero que tenha gostado, e até o próximo post.
O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.
Texto: Kely Martins Bauer
Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

Comentários