Na Áustria a comemoração da páscoa tem suas peculiaridades.
Para os católicos ou não católicos o feriado é apenas na segunda-feira.
Já para os evangélicos o descanso começa na sexta-feira e termina na segunda-feira, mas apenas para quem é evangélico luterano ou calvinista. Qualquer outro tipo de evangélico como batista e etc não é reconhecido pelo estado, neste caso.
Estranhamente o domingo de páscoa é celebrado a ressurreição de Cristo. Mas por que o feriado é na segunda?
Em diversos países a segunda-feira é considerada como “segunda-feira do brilho” ou “segunda-feira da renovação”. Interessante!
A cultura é bem forte por aqui e decoração nas casas está relacionada ao tema.
Tudo tem seu charme e um toque “pascoal”.
Pela cidade existem as feirinhas de páscoa.
Nelas é possível desfrutar dos quitutes austríacos e sentar ao sol nas cadeiras, coloridas e confortáveis, disponibilidades pela organização do evento.
A minha visita a feirinha este ano foi nada menos que ao cenário de cartão postal, no Castelo da Sissi; Schönbrunn.
Um evento encantador.
Nas barraquinhas são vendidas bebidas como vinhos, schnapes,sucos de uva e maçã. Tem também mel e os deliciosos pães doces e salgados austríacos.
E como Italiano é sempre bem-vindo na Áustria, há também as barraquinhas que encantam o paladar com seus presuntos e demais delícias da culinária.
Para quem gosta de decoração é possível encontrar todo tipo de pequenos objeto nos stands.
Lá são vendidas cascas de ovo vazias pintadas a mão, livros infantis, livros e cadernos personalizados, detalhes de decoração diversos e até bijuterias.
Ao passear pelas barraquinhas, a famosa e maravilhosa música clássica como de Strauss, Mozart e Bach, abrilhantam o evento.
Uma beleza que só quem passa por lá percebe a riqueza dessa cultura tão nobre e clássica, porém ao mesmo tempo para todos, uma vez que o acesso é gratuito.
A criançada tem seu espaço reservado para as brincadeiras com pinturas, massinhas e coelhos. Quem quiser ainda pode acompanhar a leitura infantil.
O mundo encantado preservando a imaginação infantil.
Em casa, a festa continua, os ovos são cozidos e pintados pelas crianças e adultos.
Os adultos escondem, no sábado, os ovos que serão procurados pelas crianças no domingo logo cedo. A cada ovo encontrado há premiação que pode ser a escolha dos pais, sendo dinheiro ou presentinhos.
Depois na hora de come-los, há uma brincadeira. Cada um com seu ovo na mão, há a disputa para ver qual é o ovo mais resistente.
Chocamos um ovo contra o outro na “cabeça” e depois no “popo”.
Ganha quem sair com o ovo intacto. A brincadeira é uma diversão e rende boas risadas.
Quanto aos chocolates não tem os tradicionais que temos no Brasil. Aqui ou são mini ovinos, carneirinhos, coelhinhos de chocolate ou até mesmo coelhinhos de marzipam, mas nada de ovos de chocolate monstruosos.
Mas em compensação há troca de presentes.
E o dia se finda com jantar com os amigos e familiares, onde a ressurreição de Cristo é celebrada.
E eu vou parando por aqui porque vou ali celebrar um pouquinho.
Te desejo um dia lindo e de renovação dos seus sonhos e vida.
Um beijo e até a próxima.
Texto e fotos: Kely Martins Bauer

13 Comentários
cinthia
20 de abril de 2014 at 2:54 pmmto massa aniga! pena q a celebracao de pascoa ( como o natal) ficou mto comercial e o Cristo mesmo mal eh lembrado :(… alias, como o Nascimento de Cristo, a nossa Pascoa tb eh celebrada na data errada….a verdadeira Pascoa q os primeiros cristaos comemoravam junto c os apostolos de Cristo foi no dia 15/03 este ano… eh sempre uma semana antes da Pascoa de nosso calendario romano…. sim, romano, pq eles q mudaram e fizeram uma mistureba doida…. mas vamos festejar a ressurreicao de Cristo todos os dias de nossas vidas , nao apenas num domingo! 🙂
Kely Martins Bauer
22 de abril de 2014 at 5:53 pmCi, o importante é o nosso coração durante todo o ano, né? beijos
secretsnthoughts
20 de abril de 2014 at 2:55 pmgostei das fotos
Kely Martins Bauer
22 de abril de 2014 at 5:53 pmObrigada
Iana Leite Martins
22 de abril de 2014 at 1:26 pmAqui no Brasil o comércio se agita para venda de ovos de chocolate. Eu particularmente me volto à Ressurreição de Cristo propriamente dita. A paixão de Cristo e tudo o que ele passou por amor a nós.
Gostei muito do seu texto e da oportunidade de viajar um pouco em suas descrições. Conhecer como se dá as relações em outras culturas me renova.
Beijos com saudades sempre!!!
Kely Martins Bauer
22 de abril de 2014 at 5:52 pmQue bom ter você por aqui minha amada !!!
Kely Martins Bauer
25 de abril de 2014 at 8:50 pmIrma que bom que você gostou!
beijos
K.
Delma
22 de abril de 2014 at 5:54 pmObrigada por compartilhar um pouco dessa cultura Austríaca. Conhecimento nunca é demais. Jesus Cristo é a verdadeira Páscoa, que ele continue a iluminar seus passos. Beijos
Kely Martins Bauer
25 de abril de 2014 at 8:45 pmObrigada Delma. Fico feliz porque você gostou. bjs
Sarah Bontempo
22 de abril de 2014 at 6:23 pmAdorei o post!
Kely Martins Bauer
25 de abril de 2014 at 8:51 pmSó lembrei de vc lá no inverno.
Vc adoraria ver a feirinha.
Beijos
Páscoa e Primavera a combinação perfeita para o final do inv(f)erno. | Femme Volátil
22 de março de 2015 at 6:51 am[…] nunca cantou essa musiquinha? A Páscoa está chegando e sua magia também. Aqui ela chega bem com a primavera, ou seja as temperaturas […]
Feirinhas de Páscoa em Viena: Um mini-guia das feirinhas na cidade - Kely pelo Mundo
3 de abril de 2017 at 4:45 pm[…] Se quer saber um pouco mais sobre as tradições de Páscoa no país, veja este post aqui. […]