Olá!
Pessoal, dando continuidade ao post da semana passada, aí vai a lista sobre alguns hábitos e comportamentos do universo de alguns austríacos. Se você não leu o primeiro post, clique aqui. Lembrando que post de hoje é somente para os fortes, vou comentar algumas coisas meio estranhas. Digo novamente que nem todos são assim e que muitos desses comportamentos não é privilégio apenas dos austríacos. A lista foi montada com a ajuda de opiniões de alguns amigos.
8- Não usar guardanapo – Se tem uma coisa agoniante é que os austríacos quase não usam e não colocam guardanapo nas mesas. É bem comum você chegar na casa de alguém e até mesmo restaurantes e não ter guardanapo disponível. E quando tem é só um. Me dá uma agonia. Percebo que essa prática tem mudado. Mas imaginar comer um sanduíche com um único guardanapo, não dá né?
9- Sexta-feira é dia de comer panqueca doce – Esse hábito foi comentado por um amigo que nos contou que as panquecas são servidas na Universidade, como a refeição do almoço. Pra mim é extremamente estranho almoçar algo doce. Eu nunca vivenciei isso.
10- Pontualidade é questão de minutos – Aqui tudo funciona no minuto. Se você for se atrasar, por favor, avise. Em órgãos públicos, se você retirar sua senha após o horário, esqueça! Não precisa nem discutir, é melhor voltar outro dia.
Os transportes públicos funcionam da mesma forma. Passam exatamente na hora programada. E, se o ônibus, por ventura, se adiantar, fará uma pausinha na parada para que não dê nenhum problema referente à rotina.
Agora, quanto a médicos, esqueça o relógio. Apesar de você marcar hora e, às vezes, com meses de antecedência, vai ter que esperar. Isso pra ser atendido em 5 minutos e sem muitas explicações.
12- Horário de verão/inverno – Aqui o horário de verão não começa a meia noite do sábado e sim ás 2 horas da matina de domingo. Até hoje não descobri o motivo para essa troca ocorrer durante a madrugada. Pra mim isso é bem estranho.
13- Lojas fecham pontualmente no horário– E como tudo funciona no relógio, não se assuste se o pessoal das lojas falar abertamente que o expediente encerrou e que você deverá voltar no dia seguinte. Hoje em dia, muitos estabelecimentos começam a anunciar seu fechamento com 15 minutos de antecedência. E, dependendo do lugar, a mensagem é dita num alto-falante tanto em alemão, como em inglês, justamente para que não haja dúvida de que é hora de ir embora.
14- Tomar banho em chuveiro comunitário – É bem comum praticar esporte em ginásio de escolas públicas e, após o treino, é possível tomar uma ducha. As duchas são diversas, uma do lado da outra e sem portas, o pessoal toma banho sem a menor cerimônia.
15- Academia – Já que a gente está falando de esporte, aqui academia é uma coisa interessante. Muitos austríacos praticam esportes de acordo com as estações do ano. E tem gente que acha que ir a academia uma vez por semana é o suficiente. Existem diversos planos de pagamento para usar as instalações. É bem comum as pessoas comprarem a diária ou até mesmo pacotes de 10 dias que são válidos de 3 a 6 meses. Eu mesma sou mestra em comprar esses pacotinhos de 10 vezes. E o mais legal é que em muitos lugares você ganha um vale para experimentar as aulas dadas e depois decidir que plano usar. Os planos podem ser de um dia a dois anos.
16- Suor vencido há dias – Suar, transpirar, ter um dia difícil, tudo bem, mas o que acontece é que a gente sente o mau- cheiro, especialmente no metrô, mas você pode sentir na ópera, restaurantes e etc. O odor é meio azedo. Há uma diferença entre o CC fresco e CC de dias. Chegamos à seguinte conclusão: ou as pessoas não tomam banho diariamente, ou até tomam, mas usam a mesma roupa. Tivemos uma colega que tinha esse cheirinho; pra resolver a situação, os meninos começaram a falar sobre lavar roupa e os melhores tipos de produtos antibatericidas. E olha que o resultado foi muito bom, o mau cheiro sumiu do ambiente. O negócio é sério!
17- Casacos de inverno – tem muita gente que passa a estação inteira sem levar o coitado para tomar um banhinho. Gente!, casaco de inverno se lava, tá?
18- Ajudar a vestir o casaco – Se tem uma coisa que eu adoro é a gentileza masculina. E eles aprendem a ajudar as mulheres a colocarem seus casacos de inverno. É o tipo de mimo que eu adoro. Lógico que, no dia a dia, no escritório, não acontece isso. Mas, se você for a um bar ou restaurante, certamente será mimada por alguém .
19- Nariz escorrendo – Aqui é falta de educação você fungar. E se pararmos para pensar é mesmo nojento. Bem nojento, diga-se passagem. Por isso, todo mundo carrega seu lencinho de papel no bolso e se necessário for não há qualquer problema em assoar o nariz à mesa. (aqui você lê mais sobre isso). Mas, pelo amor de Deus, nada de tirar meleca na frente do outros e nem olhar pro seu lenço de papel pra ver a quantidade e a cor das suas secreções nasais. Certo!?
20- Palitar os dentes à mesa – Vai tudo bem, já aceitei o fato de todo mundo poder limpar o nariz à mesa, já que o tempo é frio e o nariz chora sem parar. Agora, se tem uma coisa que eu detesto é gente palitando os dentes à mesa. E por aqui é uma prática bem comum. Dá uma agonia!
Bom! Vou ficando por aqui. Semana que vem eu volto com outros hábitos que podem ser bem diferentes. Veja a parte 3 aqui
#Se gostou deixe seu recado e compartilhe.
Siga meu instagram e snapchat: kelypelomundo
Beijos e até semana que vem.
Um beijo enorme
O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.
Texto : Kely Martins Bauer
Revisão: Maria Lucia Castelo Branco
Fotos: Internet. Se a foto for sua e você deseja que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Iremos atender sua solicitação o mais breve possível. Obrigada

5 Comentários
Fausto
28 de fevereiro de 2016 at 8:32 pmOlá, parabéns pelo tópico. Com relação a mudança de horário (item 12) ocorrer as 2 e não 00:00 é por causa da diferença entre os paises, e pelo fato do tamanho dos países, podendo ocorrer um problema com relação aos trens e aviões. Entraram em um acordo que seria melhor dar 2h do horário antigo para que tudo se acerte.
Kely Martins Bauer
1 de março de 2016 at 5:56 pmOlá Fausto, muito obrigada pelo comentário.
Eu havia escutado essa explicação, mas não tinha certeza. Agora fico mais confiante para repassar essa informação.
Obrigada
Kely
Hábitos dos austríacos que podem te chocar (parte1/3) | Femme Volátil
20 de maio de 2016 at 3:49 pm[…] ← 8 gafes que podem ser evitadas Hábitos dos austríacos que podem te chocar (parte2/3) → […]
perfumes
11 de novembro de 2016 at 9:20 pmNão conhecia nenhum deles e fiquei incrédula!
Kely Martins Bauer
14 de novembro de 2016 at 4:31 pmOlá ! Pois é a vida aqui é assim…