A tradição de Natal na Áustria é incrível e a cidade de Viena se transforma, como num passe de mágica, em um cenário de conto de fadas. Essa é a parte boa do inverno, que chega pra ficar durante os próximos 6 meses, período mais difícil para quem mora em terras frias. Até os dias cinzentos ganham cores, com as luzes da decoração nas ruas e os mercadinhos de natal espalhados pela cidade.
Ao visitar um mercadinho de Natal, acabamos conhecendo um pouco da cultura e tradição desse período do ano. O ambiente tem um cheiro adocicado, muito específico, exalado pelas comidas e bebidas oferecidas no local.
No mercado de Natal há duas bebidas que são servidas para amenizar o frio: o Glühwein e o Punsch, que, traduzindo, seria para nós uma espécie de quentão com sabores diferentes. Mas há uma diferença entre elas, que nem todo austríaco consegue explicar de uma forma fácil. Então, para desvendar esse mistério, lá fui eu pesquisar sobre o assunto.
Der Glühwein – O vinho quente
Como o próprio nome já explica, ele é preparado predominantemente com vinho e com especiarias, geralmente canela, cravo, anis estrelado, casca de limão, e para decorar e dar mais um gostinho, rodela de laranja ou outras frutas. Sua origem se deu na época medieval aqui mesmo na Europa. A bebida é uma delícia e pode ser tomada acompanhada de chocolate, pão de mel marzipan e até mesmo da salsicha austríaca, chamada Käsekrainer
Nos últimos anos há variações na forma de preparar o vinho quente; além do clássico feito com vinho tinto, há bebidas feitas com cidra ou vinho branco.
Der Punsch – O Ponche
Essa é uma bebida de origem asiática criada na Índia e trazida ao velho continente no século 17 pelos marinheiros britânicos. Seu nome original traduzido significa cinco, pois é preparada com cinco ingredientes: chá, limão, açúcar, especiarias e a bebida alcoólica, que pode ser aguardente, rum ou conhaque.
A diferença entre as bebidas
Basicamente as diferenças entre as duas bebidas são: suas origens e a forma como são preparadas: uma é feita com vinho e a outra com demais bebidas alcoólicas, chá e açúcar. No entanto, pra mim, elas são bem semelhantes.
Há também a opção para crianças na qual não há bebida alcoólica, e é feita de suco ou chá, geralmente chamada KinderPunsch, mas também pode ser o Glühwein für Kinder.
Agora ficou fácil, né?
E você já experimentou? Qual delas você prefere?
Bom e até o próximo post
O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.
Texto e fotos: Kely Martins Bauer
Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

3 Comentários
silviaponchonphotos
30 de novembro de 2016 at 1:54 pmShowww nao sabia! Kkkkk
????????
Kely Martins Bauer
30 de novembro de 2016 at 5:49 pmaeee!!! fico feliz de aprendermos. Ficava agoniada do povo nao saber responder hahahah Beijos
Áustria – Mini guia com 12 mercadinhos de natal para visitar em Viena - Kely pelo Mundo
23 de novembro de 2017 at 9:16 pm[…] Em todas as feirinhas é possível tomar um vinho quente, descubra aqui os tipos que são oferecidos, mas é preciso deixar uma caução pela taça. Caso queira de volta […]