29 de junho de 2016 Por
5 Em Eventos/ Reflexões/ Viagens

SNAPCHAT:  Etiqueta de como se comportar na plataforma e outras dicas práticas

 

snap2

Oi Pessoal,

como alguns de vocês me conhecem no mundo virtual, já sabem que eu sou uma viciada em Snapchat. Adoro a plataforma, e era exatamente isso que fazia quando viajava e gravava mini vídeos, com a intenção de fazer algo legal para o youtube. Mas, com o excesso de atividades e viagens, acabava deixando de lado o material, já que produzir conteúdo para o canal demanda muito tempo. Com o snapchat, agora é tudo bem real, sem frescura e sem perder horas com edição.

Minha ligação com o snapachat 

Através do meu snapchat kelypelomundo, estou fazendo amizades virtuais com pessoas queridas, espalhadas pelo mundo, e quem sabe um dia irei encontrá-las pessoalmente, como já encontrei uma delas. Mas, para quem não sabe, a minha primeira surpresa foi quando fui indicada por alguém que nunca tinha visto e nos tornamos amigas, mesmo virtualmente; e sabe quem foi? A Mari do Maripelomundo. Sim foi ela quem deu o pontapé inicial e me fez acreditar que fazer snap é uma coisa muito divertida. Depois a Flávia, do pontolacaniano, me convidou para fazer um especial no snap dela. Nossa, fiquei muito empolgada. Ui ui ui, como me senti feliz e ao mesmo tempo muito sem jeito! Foi tão  fofo receber esse apoio. Fora isso, me divirto com altos papos com as pessoas que me assistem ou que eu acompanho.

 

Como surgiu a ideia de fazer esse post

Tenho enorme consideração com pessoas que gastam um pouquinho do seu tempo para compartilhar coisas legais. Porém, como tudo na vida, é preciso seguir algumas regras, e a nossa queridíssima Adriane (ADRIRADU), que mora nos Estados Unidos, compilou um monte de informações e nos deu dicas incríveis de como se comportar ao usar a plataforma , ou seja, uma espécie de manual e, até, quem sabe, podemos chamar de etiqueta do snap. Aproveito para divulgar o que ela disse, complementando com algumas coisinhas. Senta, que lá vem!

Dividi o post em duas  partes: a primeira sobre etiqueta e dicas para ajudar a usar a  plataforma, e a segunda será  indicação de links com post com os nomes de outros snapers.

I – Parte

1)      Quem falou de mim? O snapchat funciona meio que na indicação de pessoas. Então, quando for indicar alguém, sempre avise a pessoa mandando o snap para a sua história e para a pessoa que você indicou.  E não esqueça de escrever o nome da pessoa na tela, para que fique fácil para as pessoas adicionarem o perfil de quem você indicou.

2)      Nome no perfil –  Coloque seu nome do usuário lá em cima, para que as pessoas possam identificar. Se o seu usuário não for igual ao seu nome, coloque o seu nome ao lado para que as pessoas possam conectar o seu usuário com a pessoa.  (Vá em configurações – nome a primeira linha o usuário e no sobrenome o seu nome)

3)      Alto consumo no plano de dados – Use o snapchat no modo avião e descarregue apenas quando tiver wifi , assim os snaps carregarão  somente quando você clicar. (Vá em configurações – gerenciar – modo viagem e habilite)

4)      Perder snaps – Nossa, isso já aconteceu comigo algumas vezes. Então, ai vão umas dicas. Se fizer no modo avião, procure um lugar estável para descarregar os vídeos. Com conexão estável, baixe os vídeos individualmente.  E não feche o aplicativo até ter todos os dados online. E olha que mesmo assim, ainda é possível perder os snaps.

5)      Consumo de bateria– Feche sempre o aplicativo, caso não tenha nenhum vídeo para descarregar. Tenha sempre uma bateria externa; existem vários modelos no mercado, e preste atenção na potência e peso.

microfone6)      Áudio – Procure usar o microfone se estiver num lugar barulhento, mas nada de colocá-lo muito próximo à boca ou muito distante.

7)      Música alta no fundo  – Ainda sobre áudio, cuidado para que a música não fique mais alta que sua voz.

8)      Mensagem de voz – Para deixar uma mensagem de voz, pressione o botão do telefone e permaneça com ele apertado, já gravando a sua mensagem. Se não mantiver o botão pressionado, vai acabar ligando inadvertidamente para alguém, e essa não era a intenção.

9)      Salvar conversas – O aplicativo apaga a conversa após lida. Então se for algo relevante, salve a conversa clicando na mensagem e, automaticamente, aparecerá a informação salva. Para fazer o processo inverso e ter a mensagem apagada,  clique novamente e aparecerá “ não salvo”. Ao salvar conversas, tome o cuidado para apagá-las de tempos em tempos, para não dar problema no snap alheio, com o carregamento de muita informação. Só quem salva o conteúdo é que pode apagar.

10)   Mensagens em parágrafos – Escreva as mensagens em parágrafos e só aperte o enter quando tiver terminado o assunto. Isso facilitará também se quiser salvar a mensagem. Dica serve para Whatsapp também.

11)   Snaps na vertical – O aplicativo é desenhado para ser usado na vertical, inclusive os filtros são desenhados nesse formato. Evite misturar a posição vertical com a horizontal; se fizer na horizontal faça todos na mesma posição. Agora a gente sabe que tem imagens que ficam melhores na horizontal, mesmo quando maioria dos snap foram feitos na vertical, pra resolver isso, eu geralmente aviso no snap anterior que vou virar a tela, assim quem estiver assistindo vai se preparar para mudar o olhar.

12)   Alterne fotos e vídeos– Além de ficar mais legal, você precisa de menos tempo para publicar.

13)   Coloque fotos com 3 seg. Evite colocar fotos com muito tempo de visualização.

14)   Lente da câmera – Limpe as lentes frontal e traseira da câmera para a imagem não ficar parecendo uma alma penada.

15)   Não faça snap comendo. Nem precisa falar sobre isso, né? A gente não fala de boca cheia, não é mesmo?

16)   Filtros divertidos – Os filtros são legais, mas você não precisa postar todos de uma vez.

17)   Não use o snap como espelho – não fique se arrumando na câmera, passando a mão no cabelo ou no nariz. Tem gente que coça a cabeça, cuidado.

18)   Câmera rápida – Ao mostrar uma imagem, não passe tão rápido, a ponto de desestabilizar a imagem.

19)   Direção e snap não combina– Não faça snaps ao volante, por motivos óbvios. Isso tira sua atenção e pode causar acidente.

topsecret

20)   Planos futuros – Se você tem um plano e não pode falar sobre ele… guarde pra você. projeto secretoÉ muito chato anunciar um coisa e ficar falando dias sobre o assunto de forma a criar “suspense”. Por exemplo: “nossa, vou viajar, mas não posso falar para onde”. E daí faz disso uma novela sem fim. Então, amiguinho, se não pode falar o que vai fazer, não comente.

projeto secreto21)   Projeto secreto– Entra no mesmo esquema acima. Se não pode falar, guarde para você e conte para o travesseiro. É muito chato esse tipo de snap.

 

 

 

22)   Carteirada– Essa é uma dica para a vida. Com ou sem snap, não se comporte como o “todo poderoso”. É  muito desagradável esse negócio de usar a frase “sabe com quem você está falando”? Já vi uma pessoa falando que ia entrar num voo porque ia mostrar a carteira de advogada. Muito triste isso.

23)   Não faça muitos snaps para o mesmo assunto–  O legal do snap é apenas dar um gostinho das coisas. Evite usar muito snaps para o mesmo assunto. Às vezes é difícil, mas tente.

porco espinho24)   Animal de estimação- Amamos os bichinhos, mas nem por isso você precisa fazer um monte de snap. A dica acima é muito válida para o tema.

25)   Cenas escuras – Se não é possível mostrar porque está escuro, não mostre nada, apenas comente o assunto. É agoniante ver uma tela preta e tentar ver algo invisível.

26)   Olhe para a câmera – Não olhe para você nem para o contador do tempo. Procure olhar câmera. É bem difícil no começo, mas depois a gente acostuma e a comunicação fica mais agradável.

27) Mostrar quem não quer aparecer – Não insista em querer mostrar alguém que não gosta de aparecer. Isso é desconfortável pra todo mundo. Respeite a vontade alheia de não se apresentar.

28)  Use snap com moderação. Não deixe de viver o seu momento e perder o melhor da festa só para dividir o momento com quem não pode estar ali com você.

29) Por último e o mais importante de tudo – seja você! Não tem como fingir ser quem não é. Seja você e vai em frente. Se não quiser seguir as dicas também está valendo. Retenha o que for bom pra você. Afinal o espaço, especialmente do seu snap, é democrático e só vai te acompanhar quem gosta de você, o resto é bobagem. E nunca se esqueça! Não dá para agradar todo mundo. Então seja feliz e seja você mesmo. E não leve nada tão a sério, pois  isso aqui é apenas um lugar para se divertir.

Parte 2-  

snapchat-1357488_960_720

E, para quem ainda não tem seus contatos,  e/ou quer conhecer gente legal, aqui vão os links dos blogs que  já indicaram snapers.

Maripelomundo.com

Italiaperamore.com

Catálogodeviagens.net

profissãoturistaoficial.blogspot.co.at

eulivreleve.com

Valeu Dri e todo mundo que de alguma forma contribuiu para fazer esse post!

Espero que tenha gostado.

Veja abaixo o snap que fiz para Flavia do pontolacaniano no dia em fui visitar o museu de cera para fazer uma surpresinha para ela.

Um beijo enorme e nos encontramos aqui, no snap kelypelomundo ou Instagram kelypelomundo  ou até mesmo num café.

Kely

kely Pelo Mundo

Veja também

5 Comentários

  • Reply
    Raphinadas (blog)
    29 de junho de 2016 at 9:03 pm

    Adorei, Kely!
    Me identifiquei muito com a parte inicial do post! 😍🙏

    Abraços,
    Rapha ✈️

  • Reply
    Isabela Discacciati
    30 de junho de 2016 at 5:21 am

    Oi,Kelly,
    Muitas dicas boas, mas acho que o essencial é sermos naturais e usar o bom senso. O resto é diversao. 🙂
    Bjos

  • Reply
    Lia
    30 de junho de 2016 at 9:47 am

    Kelly, não tem coisa pior do mundo que que pessoas que nos chamam, seguidores,de GENTE a toda hora inúmeras vezes (ZzZ). Já tem uma outra blogueira que até nos chamam de PESSOAS, mas ela diz PESSOAS LINDAS e aí já fica mais bacana e de forma mais descontraída, mas ser chamada de GENTE, não rola sabe?! Eu adoro acompanhá-la! Bjo do Ceará/Brasil

  • Reply
    Natália (@profissaoturista)
    1 de julho de 2016 at 10:29 pm

    Oi Kely!! Adorei as dicas. Acredito que o caminho é ser natural mesmo… sempre há quem goste e quem não goste, e assim o mundo fica mais diversificado e completo <3
    Obrigada pela indicação ao post lá do blog.

    Mil beijos,
    Natália

  • Reply
    Iana Martins
    4 de julho de 2016 at 10:19 pm

    Muito legal esse o post. Assistir você e acompanhar vendo o lugar é super !!
    Sucesso sempre. Beijos

  • Deixe um comentário