27 de janeiro de 2016 Por
4 Em Áustria/ Reflexões/ Viena

Que tal conhecer 10 invenções feitas por austríacos?

Ano novo, vida nova! É assim que a gente começa o ano, não é mesmo!? Cheios de inspiração e com garra para enfrentar o novo ano com enorme esperança de que os dias que chegam serão muito melhores do que os que se foram.

E, pensando nisso, resolvi escrever um pouquinho sobre coisas que foram inventadas ou descobertas por austríacos. Muitos, de alguma forma, transformaram a vida e a sociedade num contexto global.

Apesar de o país ser bem pequeno, com aproximadamente 8 milhões de habitantes, e extremamente conhecido por ser o país da música clássica, é também o lugar de nascimentos de muitas personalidades ligadas a vários campos do conhecimento.

Vamos conhecer um pouquinho desses inventos, descobertas e personalidades reconhecidas mundialmente?

1-Grupo Sanguíneo AB0– Você sabia que o grupo sanguíneo ABO, na verdade, é chamado de ABzero? Isso mesmo, a nomenclatura original dessa terminologia da ciência é diferente daquela que aprendemos na escola. O nome do tipo de sangue “zero” foi denominada assim devido à ausência de reação com os anticorpos anti-A e anti-B.

Quem descobriu e classificou os sistemas em grupos foi o médico e biólogo austríaco Karl Landsteiner. Sua descoberta permitiu detectar porque algumas pessoas não sobreviviam à transfusão de sangue, criando assim o sistema que permitiu a prática de transfusão sanguínea aplicada na medicina nos dias de hoje.

Foi ele também quem identificou os fatores Rh + e Rh- e a incompatibilidade entre ambos. Suas descobertas lhe renderam o Prêmio Nobel, em 1930.

2-Eternit – Em 1900, Ludwig Hatschek criou um produto com cimento de amianto e cobertura não combustível patenteado como Eternit. Foi ele também quem desenvolveu a produção de tubos em sequência.

3-Red Bull- A famosa bebida energética é produzida por uma empresa austríaca que funciona desde 1987, e está presente em mais de 140 países. O austríaco Dietrich Mateschitz conheceu uma bebida similar na Tailândia e resolveu produzir um produto para o mercado europeu. A empresa é patrocinadora de diversos esportes radicais e automobilismo.

4-Riedel Glas – Foi a empresa austríaca Riedel que deu origem ao conceito da importância do tamanho da taça para consumir vinho e licor. Observando que as taças eram extremamente pequenas para o consumo do vinho, em 1973 foram criadas diversas taças e copos para adequar e realçar as características das bebidas alcoólicas. Hoje é considerada por diversos Sommeliers como a melhor coleção de copos.

Swaroviki5- Cristais Swarovski – O brilho e a beleza dos cristais conquistou o mundo da moda e o gosto feminino por sua delicadeza, precisão e luminosidade. Esses cristais são uma criação do austríaco Daniel Swarovski que, em 1892, desenvolveu uma máquina de corte automática capaz de lapidar industrialmente cristais e pedras preciosas com inigualável perfeição e precisão, muito superior a do processo manual.

A marca produz esculturas, miniaturas, jóias e diversos produtos de decoração. O logotipo original era uma flor Edelweiss, que tem a aparência de uma estrela, e é encontrada com raridade nas montanhas do país, mas em 1988 foi substituída pelo símbolo de um cisne.

Swarovski traduz requinte e nobreza. Tanto que, no último filme “Cinderela”, a marca produziu 8 pares de sapatos de cristal para a cena do baile, contando, ainda, com um deslumbrante figurino feito com, nada mais, nada menos, que 1.7 milhões de cristais e 100 tiaras.

6- Folheado de maçã – A famosa Apfelstrudel é uma sobremesa austríaca, criada em Viena. É, sem dúvida, a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa, chamada de Strudel, em alemão. Acredita-se que criação da receita foi influenciada pelas cozinhas do Império Bizantino, Turquia e Armênia.

pez

7- Pastilhas de hortelã PEZ – Em 1927, Eduardo Haas criou uma bala de menta chamada PEZ (a palavra é formada pelas iniciais em alemão, PfeffErminZ), vendidas em pequenas caixas. A idéia inicial era oferecer aos fumantes uma alternativa saudável aos cigarros. Por isso, os primeiros porta balas também foram modelados em forma de isqueiro. Nos anos 50, desenvolveram-se sabores frutados, que conquistaram o mercado infantil. Nos anos 60, a Disney se tornou sua grande parceira, e os produtos passaram a ter carinhas de personagens de desenhos animados.

8- Máquina de costura. Você sabia que um dos inventores da máquina de costura foi um austríaco? Em 1807, Josef Madersperger iniciou o desenvolvimento da máquina de costura, gastando tudo o que tinha, suas economias e seu tempo livre. Em 1814, ele apresentou sua primeira máquina de costura, que simbolizava uma mão humana. Em 1839, construiu uma máquina que reproduzia o processo de tecelagem, usando o ponto de cadeia. Por não possuir recursos financeiros suficientes para montar uma fábrica, Madersperger doou o protótipo para a Universidade Técnica de Viena

globo de neve

9- Globo de Neve – A peça de decoração é feita com uma esfera de vidro, cheia de água em que pequenas partículas giram para cima quando agitadas e depois deixadas assentar lentamente, dando o efeito de neve caindo. Também contêm pequenas figuras ou paisagens em miniatura que recebem a neve espalhada com a agitação. A peça foi criada no final do século 19 por Erwin Perzy III, vienense especialista em produção de instrumentos cirúrgicos.

10- Controle Remoto – Sabe o aparelhinho que liga e desliga sua televisão a distância? Pois é, o tão conhecido controle remoto, também foi criação de um austríaco. O físico vienense Robert Adler trabalhou 60 anos na área e nesse período registou 180 patentes de dispositivos eletrônicos. Sua invenção mundialmente conhecida foi o controle remoto para televisão. Quem diria que sua criação facilitaria a vida de muitas pessoas, não é mesmo?

Vou ficando por aqui e te espero na quarta-feira.

Fotos: acervo pessoal

Texto: Publicado no site: www.brasileiraspelomundo.com um site que super indico feito por mulheres brasileiras que moram pelo mundo afora.

kely Pelo Mundo

Veja também

4 Comentários

  • Reply
    Vânia Romão
    29 de janeiro de 2016 at 6:10 am

    Que invenções interessantes Kely! Eu só tinha conhecimentos dos cristais Swarovski e do folhadinho de maçã. Os demais foram uma super novidade pra mim. Seu texto me deu a ideia de fazer sobre a Suécia :-). Beijos.

    • Reply
      Kely Martins Bauer
      31 de janeiro de 2016 at 9:24 am

      Olá Vânia,
      eu descobri tanta coisa legal que rendeu um segundo post acredita? Estou encantada com as coisas. Em relação ao grupo sangüíneo e a criação do controle remoto me deixou de cara. hahahah Estuo louca pra publicarem o segundo texto para gente conhecer um pouco mais sobre criações extraordinárias. Estou curiosa pra ver sua produção também.
      Beijocas mil
      Kely

  • Reply
    Michele Moura
    4 de julho de 2016 at 4:43 am

    Maquina de costura!!! Que máximo; Eu não sabia! Tudo que se refere à Áustria me agrada. Conheci Viena em jan/15 e cai de amores. Estou louca para voltar. Obrigada por compartilhar!

  • Reply
    Áustria – Invenções e personalidades austríacas – Parte 2/2 | Femme Volátil
    1 de setembro de 2016 at 3:38 pm

    […] janeiro escrevi sobre 10 invenções austríacas. Se você não leu, veja aqui. Agora vamos dar continuidade ao texto, contando um pouquinho mais sobre outras invenções e […]

  • Deixe um comentário