5 de agosto de 2015 Por
2 Em Europa/ Reflexões/ Viagens

Provence e Cotê d´Azur – 3/4

Olá! tudo bem?

Estou de férias de novo, mas desta vez na Áustria. Só que reservei  um pouquinho do tempo para continuar te contando sobre algumas cidades visitadas na França. Para o post de hoje selecionei seis cidades que visitamos em três dias. A região é belíssima e quem perdeu os posts anteriores pode acessar aqui e aqui.

Vamos lá?image

Aix-en-Provence

A cidade é bem bonitinha, mas não ganhou meu coração. O centro é pequeno e dá para fazer todo a pé. Com ruelas típicas, as lojas me chamaram a atenção pela diversidade, uma mistura de cidade grande com cidade do interior.

Talvez por estar quente demais, nossas horas dispensadas por lá não foram tão fabulosas como nas outras cidades. A única lembrança que restou após quase um mês da viagem foi nossa visita a Cathedrale St. Sauveur, onde  tivemos o privilégio de ver o ensaio belíssimo de um coral. Além disso, foi interessante observar as casas antigas e outras restauradas da cidade.

imageMarseille 

Chegamos em Marseille no final da tarde. Como o calor estava escaldante, fomos nos refrescar na piscina do hotel, com direito a Champagne.

A noite fomos jantar no restaurante Miramar, que fica no porto antigo, o que proporciona uma vista linda. De entrada, pedimos ostra e, como prato principal, o famoso Miramar Bouillabaisse. Primeiramente é servido uma sopa e depois o Bouillabaisse, que nada mais é do que a mesma sopa, porém com cerca de 10 tipos diferentes de peixe em pedaços. Uma maravilha que precisa ser experimentada. E, por ser muita comida, eu sugiro dispensar a primeira sopa. Depois do jantar fomos passear nas proximidades do porto, à luz do luar.

Reservamos o dia seguinte para visitar a cidade, que foi fundada 600 a.C. E o curioso é que estudos atestam a presença humana na área há mais de 30.000 anos.

imageIniciamos nosso passeio pela Basílica de Notre Dame de La Garden. O monumento, construído no  alto do morro, proporciona uma bela vista tanto da cidade quando para o mar. Vale ressaltar que lá venta muito e, como fui de saia, foi um pouco desconfortável. Não sabia se segurava a saia ou se fotografava. Então, meninas dispensem as saias nesse dia.

image

Museu da Civilização da Europa e do Mediterrâneo – O projeto arquitetônico  é bem arrojado e diferente. Com uma vista fabulosa nos arredores, indico fazer o passeio com calma. Fizemos uma pausa no café do museu. De lá fomos andar na parte superior, que dá acesso ao Forte Saint Jean e o Forte Saint Nicolas, superinteressante.

imageCatedral de la Major- Construída no séc. XII, é um dos cartões postais da cidade. É possível ver o monumento de alguns pontos  da cidade. As torres, com suas grandiosas cúpulas, possuem um tom pálido, típico das construções antigas. Por dentro é rica em detalhes.

imageMercado – Como em todas as viagens que fazemos, o mercado é um ponto a ser visitado. E em Marseille não podia ser diferente. Vale a pena ver a mistura de cores e sabores oferecidos no lugar, mas prefiro os mercadinhos das cidades menores.

Restaurante– Tentamos reservar o restaurante para a noite e todos estavam lotados. Acabamos achando um restaurante na beira da praia, depois de 1:30 e meia andando de carro. Tudo bem que o pessoal era bem exigente com a comida e com o ambiente, o que dificultou um pouco a escolha do lugar. Eu particularmente não tenho essa frescura toda. Mas se você for do time que tem que ser bom, bonito, com certas exigências … e blá blá, então minha dica é: faça reserva o quanto antes nas noites destinadas a cidade.

imageCassis

Uma das cidades mais charmosas que já vi na minha vida, foi  “amor à primeira vista”. O porto é rodeado por apaixonantes prédios coladinhos uns aos outros. O azul do mar mediterrâneo me encantou muito. O cenário ideal para quem curte contemplação. E exatamente com essa alegria apaixonante é que fomos fazer os passeios pelas Calanques (veja aqui a definição no wikipédia).

image

No último post coloco um mini video para você ter uma ideia do que estou falando. Meu Deus,!! o que foi aquilo? Um passeio de barco que me deixou de boca aberta por uma hora e meia. Um detalhe natural mais lindo que o outro cravado nas rochas. Uma sensação incrível por ver mais um Patrimônio Mundial da Humanidade.  Depois dessa forte emoção, fomos almoçar no restaurante Nino, com uma linda vista do porto da cidade.

image

Biot

Biot é uma vila medieval com cerca de 2500 anos de idade. Fica em uma colina a apenas 4 km das praias do Mediterrâneo. Ficamos hospedados próximo à vila e por lá passamos três noites deliciosas.

Tivemos a oportunidade de ver como se fazem as peças de Murano, e jantar em três restaurantes bem interessantes da cidade. Na primeira noite nos divertimos no Les Arcades, uma espécie de taberna antiga, onde os garçons anotavam os pedidos no papel da própria mesa. O que combinou perfeitamente com o estilo medieval da cidade.

A segunda noite foi no Le Jardin du Mas, localizado em uma mansão e com um cardápio delicioso. Lá experimentei um drink diferente, feito com uma bola de gelo de pêssego servido com prosecco.

Na última noite nosso jantar foi no restaurante recomendado pelo Micheli, o  Les Terraillers. Uma noite gastronômica requintada e sem igual.

imageAntibes

Antibes é uma cidade charmosa demais.  Ela  é protegida por fortalezas e possui diversos museus temáticos, além disso integra o “roteiro de Picasso” pelo sul da França. Em 1946,  o famoso pintor espanhol morou no  Castelo Grimaldi por quase dois meses. Durante aquele período, fez diversos quadros inspirados na arquitetura medieval e na linda orla marítima. As obras estão expostas no museu dentro do  Castelo.

imageMercado –  Vale a pena passear pelo mercado, que é super arrumadinho e lindinho. Aproveitei para comprar umas frutas vermelhas para saborear e me refrescar no calor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Porto – Fomos rapidamente ao Vauban, porto de Antibes. Ele é o maior porto de iates particulares da Europa. Pense numa ostentação maravilhosa. Incrível ver os enormes iates.

imageDe lá fomos almoçar no Plage Keller. Um restaurante superagradável, com móveis brancos e direto na praia. ou seja ficamos com pezinhos na areia. O cardápio delicioso e um bom serviço me satisfez bastante. Eu pedi um Tartare de Saumon Aux Bailes Roses. MA-RA-VI-LHO-SO, acompanhado é claro de um Champagne Rosé.

image

Cannes 

 Passamos rapidamente por Cannes. Estávamos todos tão cansados, mas não podíamos deixar de olhar onde acontece um dos mais badalados  festivais do mundo. A cidade se destaca no quesito lojas de luxo. Ao longo do boulevard de la Croisette, estão as famosas lojas como: Dior, Chanel, Ralph Lauren, Louis Vuitton etc… e tudo isso de frente para o mar. Quem não quiser comprar pode aproveitar para mergulhar no encantador mediterrâneo.

E é isso! Vou ficando por aqui e, no último post sobre essa viagem, falarei sobre perfumes e outras ficas da região. Aguarde!

Beijos

marselia

Flores em Marseille

luar

a luz do luar

porto

no porto em Marseille

image

Basílica de Notre Dame de La Garden

 

image

Basílica por dentro

saia

Seguere a saia

 

Forte em Marseille

Forte em Marseille

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não vi o Werner tirando essa foto …

Calanques

Calanques

image

Calenques

Apaixonei

Cassis

Cassis

Garçon escrevendo o pedido

Garçon escrevendo o pedido

Antibes

Antibes

image

Antibes

Antibes

image image image

Comidas locais

Comidas locais

O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.

Texto e fotos :Kely Martins Bauer

Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

kely Pelo Mundo

Veja também

2 Comentários

  • Reply
    Bernadete Teixeira
    5 de agosto de 2015 at 10:46 pm

    Muito bom!! e bonito. Nas minhas viagens também gosto de ir nos mercados, o mais lindo e limpo que vi foi em Lima , dá gosto.
    Parabéns pelo relato, completo e objetivo.
    Um beijo
    Titia

  • Reply
    Provence e Cotê d´Azur -4/4 | Femme Volátil
    20 de agosto de 2015 at 3:24 am

    […] post sobre a viagem no sul da França.  Se você ainda não viu os demais, clique aqui, aqui  e aqui. Hoje vou compartilhar rapidamente as últimas 6 cidades que visitamos por […]

  • Deixe um comentário