22 de julho de 2015 Por
0 Em Europa/ Reflexões/ Viagens

Provence e Cotê d´Azur – 2/4

Oi, gente linda!  Tudo bem?

Estou superanimada para continuar falando da minha viagem ao sul da França. Hoje vou compartilhar rapidamente sobre 5 cidades que visitamos em um dia. Parece muito…  e é!!! hahaha

Você sabia que é da parte sudeste da França que são provenientes os azeites mais caros da Europa? O lugar  é bem conhecido, não apenas pelas plantações de lavanda, mas também por seus óleos e a variedade oferecida pelos pequenos produtores da região.

Maussane-les-Alpilles – Durante nossa pausa para tomar água, no vilarejo de Maussane-les Alpilles, fomos seduzidos pelo óleo produzido na cidade. E fomos até a fazenda do  produtor Moulin Jean Marie Cornille que ganhou a medalha de ouro de 2015, do Ministério da Agricultura. Vi, pela primeira vez, um sabonete preto feito de azeitonas da mesma cor. O carro-chefe do negócio é um óleo esverdeado, pouco fluido e levemente frutado. O processo é bem interessante, já que a sua produção acontece de forma tradicional a partir de prensagem hidráulica e de uma decantação natural, ou seja, sem ser filtrado.

imageSaint-Rémy-de- Provence – Uma das cidades mais fofas da região. Apaixonei!!! Sabia que Nostradamus nasceu lá? Pois é!, foi também naquela pequena cidade que Van Gogh pintou a noite estrelada, quando esteve internado no hospital psiquiátrico.

A cidade é muito fofinha, e cheia de ruas estreitas com lojinhas vendendo mil bibelôs e diversos artigos mimosos de decoração. Aproveitamos o momento para fazer uma pausa para tomar Champagne Rosé e comer queijos e mini sanduíches com pedacinhos de lula.

Vale ressaltar que, a caminho da cidade, encontramos várias alamedas de árvores de platanes. A paisagem é tão linda, que também inspirou Van Gogh em suas pinturas. É de se maravilhar mesmo.

Prosseguimos viagem por mais três pequenas cidades e, à noite voltamos para jantar no restaurante Le Marilyn. O ambiente é bem gostoso e a comida super saborosa.

imageCoustellet – Como o meu objetivo era ver as lavandas, acabamos dando uma passadinha no Museu da Lavanda. Logo na parte externa, é possível ver uma plantação de lavanda. A maior parte do museu é uma loja. Lá você encontra diversos creminhos, aromatizadores de ambientes, óleos de massagem, sachês para perfumar roupas de cama e toalhas, sabonetes, velas, incenso e até chá.

A loja está aberta ao público e não é necessário entrar no museu para ter acesso.  O pessoal não se animou muito a entrar e ver a parte histórica da planta.  Como não queria ser a chata do passeio, não fiz questão.

imageGordes – Fomos para a cidade de Gordes, e, no caminho, já se consegue avistar a cidade. Coisa mais linda de se ver! O lugar também me deixou com os olhinhos brilhando. Não paramos no mirante de onde é possível ter uma bela da cidade. Então, o jeito foi fotografar dentro do carro mesmo. Na estrada dá pra ver, no alto do morro, as casas de pedras brancas. Um visual simplesmente fantástico.

A cidade é cheia de ruelas e parece que voltamos no tempo longínquo. Cada esquina se mostra charmosa e interessante. Logo na saída do estacionamento nos deparamos com um castelo. Caminhamos pelas ruelas até ter chegar numa linda vista dos campos verdes que rodeiam a cidade. Um lugar simplesmente encantador.

Mas nem tudo é perfeito… Prosseguimos para ver as tão sonhadas, plantações de lavanda. Gente! Que DECEPÇÃO !!!

Eu jurando que iria ver quilômetros de plantações, tipo como são as plantações de girassóis.  Afff é um tiquinho assim óh! bem “pititinho”…

imageAbadia de Sénanque – Tá bom! A minha decepção está proporcionalmente conectada à minha expectativa. Besta eu, que já sei que toda vez que a expectativa é grande …, raramente é superada.

De qualquer forma o lugar é bonito e interessante, mas não é essa coisa de louco.

A Abadia  foi fundada em 1148, por monges, e tem uma visita guiada por dentro do mosteiro. Perdemos por pouco a sessão. A próxima seria apenas 1 hora e meia depois. Como já estava desmotivada, nem fiz questão. Mas fica a dica: cuidado com os trajes, se for visitar um mosteiro. Shorts curtos podem ser um problema, assim como blusinhas de alcinha. Mas o povo delira, né? Estava 32 graus,  ou seja, um calor dos infernos….. e o povo fazendo restrição. Mas regras devem ser respeitadas

Por isso minha dica do xale sempre entra aqui. Nada como se cobrir para atender as exigências de certos lugares.

O passeio valeu de qualquer forma.. mas snif! parece que próximo há aquelas plantações dos sonhos… mas viagem em grupo é sempre assim, nem sempre dá para fazer tudo… quem sabe numa próxima viagem.

Vou ficando por aqui!

No nosso terceiro e penúltimo post sobre essa viagem falarei de mais 5 cidades e de um programa imperdível. Aguarde! Beijos

Algumas fotos:

Maussane-les-Alpilles

Maussane-les-Alpilles

Maussane-les-Alpilles

Maussane-les-Alpilles

Maussane-les-Alpilles

Maussane-les-Alpilles

Coustellet

Coustellet

Coustellet

Coustellet

Abadia

Olha a decepção ae gente!!!

lojinha

lojinha

image IMG_3437imageimage

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ruas estreitas de Gordes

image

Vista de Gordes

Saint Rémy de Provance

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Saint Rémy de Provance

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sobe morro desce morro … em Gordes

O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.

Texto e fotos :Kely Martins Bauer

Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

kely Pelo Mundo

Veja também

Comentários

  • Reply
    zelia
    22 de julho de 2015 at 6:47 pm

    Amei as fotos…

  • Reply
    Iana Martins
    28 de julho de 2015 at 9:34 pm

    A França e seus requintes!! Belo.
    Bjs

  • Reply
    Provence e Cotê d´Azur – 3/4 | Femme Volátil
    5 de agosto de 2015 at 10:05 am

    […] Estou de férias de novo, mas desta vez na Áustria. Só que reservei  um pouquinho do tempo para continuar te contando sobre algumas cidades visitadas na França. Para o post de hoje selecionei seis cidades que visitamos em três dias. A região é belíssima e quem perdeu os posts anteriores pode acessar aqui e aqui. […]

  • Reply
    Provence e Cotê d´Azur -4/4 | Femme Volátil
    20 de agosto de 2015 at 3:24 am

    […] ao último post sobre a viagem no sul da França.  Se você ainda não viu os demais, clique aqui, aqui  e aqui. Hoje vou compartilhar rapidamente as últimas 6 cidades que visitamos por […]

  • Deixe um comentário