25 de dezembro de 2018 Por
0 Em Comportamento

Planejamento 2019

Que tal aproveitar o final do ano para fazer o Planejamento de 2019? 

Eu tenho o hábito de todo domingo organizar minha semana. Percebi que não adianta fazer um planejamento no final do ano e achar que as coisas irão acontecer apenas pela força do pensamento ou por sorte mesmo.

Acredito muito no poder do pensamento positivo, mas não acredito em pensamento mágico. E que eu quero dizer com isso?

Para que um sonho se realize precisamos estabelecer metas e ter um planejamento que precisa estar a olhos vistos, sendo monitorado e repensando freqüentemente.

Por isso o uso de calendário é tão importante para que possamos ter um panorama do caminho que estamos trilhando.

Dividindo em pedaços 

Uma dica é você estabelecer  suas metas anuais e dividi-las de forma que, o que precisa ser feito para atingir seus objetivos,  caibam dentro de pequenas atividades diárias ou semanais.

E é importante que a cada dois meses, ou menos, você faça um balanço do que está acontecendo.

Vale lembrar que o que mais motiva o ser-humano em qualquer processo é conseguir ter uma visão global das suas atividades e seus resultados observando assim seu progresso.

Avaliação

Um belo exemplo disso é observamos a estrutura dentro da escola. A cada dois meses fazemos uma prova, somos avaliados em nossos conhecimentos e recebemos o  boletim bimestral, certo?

E por que paramos de fazer isso e  não implementamos essa metodologia na nossa rotina para a concretização de sonhos?

Simplesmente porque fomos levados a pensar que essa ferramenta não é útil e que se encontra apenas para aquele ambiente escolar. Mas vamos isso não é verdade.

É possível a gente  empregar esse método ao nosso favor sem pressão de uma avaliação rígida, mas como uma bússola para sermos mais acertivos.

E como fazer isso?

Através da consistência. Um pouco a cada dia.

Quando executamos uma tarefa que nos propomos, seja ela difícil ou não de fazer, nos sentimos gratificados e ativamos a dopamina, um  neurotransmissor que desempenha importantes funções no organismo e entre elas  é a sensação de prazer.

Quando somos recompensados, nosso cérebro ativa esse neurotransmissor.

Agora vamos ativar esse neurotransmissor de forma prática e fácil, sem depender de elogios ou reconhecimentos externos? Vamos lá!

Não quebre a corrente 

Olha só que interessante, Jerry Seinfeld um dos maiores comediantes dos EUA criou uma estratégia que chamou de  “nunca quebre a corrente”.

O método é bem simples, ele consiste em executar a tarefa e marcar um grande “X” vermelho  no calendário a cada dia que cumprir essa missão. Eu por exemplo uso outras cores e ai você solta tua criatividade para fazer como quiser.

O importante é observar que a cada vez que um novo “X” for marcado, a corrente crescerá um pouco mais.

Depois de algumas semanas, você sentirá orgulho de ver o seu progresso e se esforçará ainda mais para que não seja quebrada.

E como as atividades são simples elas não se tornam um fardo. ( ops perai! Se bem que no começo quando nos propomos a fazer algo com freqüência nosso lado procrastinador grita… mas isso é tema para outro post.)

Agora preste atenção numa coisa: Se você quebrar a corrente não tem problema, comece novamente esse é um processo continuo. O importante é não desistir.

A vida exige trabalho

E como nada vem do nada,  e o resultado normalmente vem do trabalho, então vamos trabalhar.

Lembrado que na  física  a palavra trabalho e a  relação existente quando uma força aplicada em um corpo  provoca o deslocamento desse corpo.

T = trabalho;
F = força;
d = deslocamento.

 

Sonhos realizados são metas bem planejadas e aplicadas

Daí para facilitar a vida resolvi colocar aqui alguns modelos de calendários que podem nos ajudar a fazer um planejamento mais eficaz e nos dar um panorama das nossas atividades.

E aproveito a oportunidade para colocar aqui três desafios, aparentemente simples,  para os próximos 3 meses. Você vem comigo?

1-Academia 3 horas por semana

2- Leitura de pelo menos 30 minutos por dia

3- limpar as fotos do telefone 15 minutos por dia

 

Para imprimir os calendários, salve a imagem no seu computador ou clique no link.

 

 

 

Clique aqui para imprimir o calendário mensal 

Calendar-2019-Blog-Landscape-Part-1
Calendar-2019-Blog-Landscape-Part-2

 

Clique aqui para imprimir o calendário anual 

calendario mensal -2019

 

 

As imagens postadas aqui são da internet e estavam disponível para impressão gratuitamente.

 

 

kely Pelo Mundo

Veja também

Comentários

Deixe um comentário