8 de janeiro de 2018 Por
0 Em Europa/ Viagens/ Viena

Palácio Schönbrunn em Viena

Venha conhecer o Palácio Schönbrunn em Viena.

Viena é uma cidade magnífica e eu gostaria de contar um pouquinho sobre  um dos meus lugares prediletos na cidade.

HISTÓRIA

O magnífico Palácio de Schönbrunn foi a residência oficial de verão da família imperial austríaca e sua corte, composta por mais de 1500 pessoas. Nele moraram diversas personalidades austríacas, como a poderosa imperadora Maria Tereza que, há 300 anos, regeu o império austro-húngaro por 40 anos, assim como o imperador Francisco Jose I e sua esposa Sissi. O lugar também é conhecido carinhosamente como Palácio da Sissi, mas seu nome original significa Bela Fonte, por causa da fonte localizada em seu jardim e, então, utilizada pela corte.

Curiosidades

Foi também aqui que nasceu a princesa do Brasil, Maria Leopoldina, casada com Dom Pedro I, você sabia?

E foi na magnífica sala dos Espelhos, uma das mais bonitas do palácio, que Mozart, com apenas cinco anos, tocou para a corte, em 1762 .  E esse lugar é tão incrível e com muita história que foi tombado como Patrimônio Cultural da UNESCO.

Pomposo e extraordinário 

Considerado um dos monumentos mais charmosos da Europa, o Castelo  possui 1441 aposentos com impressionante mobília barroca, porém, apenas 40 deles estão abertos para visitação.

A arquitetura do castelo foi inspirada no palácio de Versalhes na França. Talvez, quem olhe pela primeira vez, não identifique a similaridade, pois é preciso comparar a parte de trás do castelo francês para ver a semelhança, pelo menos essa foi a minha sensação quando estive ano passado no Versalhes.

A visita ao Palácio é paga, porém o acesso ao imenso e deslumbrante parque é gratuito. Lá você vai encontrar fontes, estátuas, um sítio arqueológico, árvores e flores, e a belíssima Gloriette, o monumento que permite ter uma vista linda do castelo e seus jardins.

Além disso, há o Museu das Carruagens Imperiais. Para visitar é preciso comprar o ticket na entrada. Eu super indico, porque as carruagens são belíssimas. Ainda dentro da área do Castelo também fica um dos melhores Zoológicos da Europa e o mais antigo do mundo. Lá, você verá pandas, coalas, elefantes bebês e muitos outros animais. Um programa bem legal, não apenas para crianças, mas também para adultos.

Dica

Se você quiser conhecer tudo com calma, separe umas 4 a 5 horas para passear por lá. Vale muito  a pena!

Se perca pelo parque

Um escândalo isso,não é mesmo? Para visitar o museu das carruagens leia as dicas o mini roteiro.

Mini roteiro

Primeiro compre pela Internet seu ticket com hora marcada para a visita no Castelo Schönbrunn (clique aqui). O ideal é ir logo de manhã cedo. Aconselho comprar o Grand Tour, ou seja, tour grande, pois as salas mais bonitas estão por lá. (Leia abaixo informações importantes)

Comece seu passeio visitando o castelo por dentro, pegue um guia audio ou folhetos explicativos em português. Em seguida, ao sair do palácio, vire à direita e tome um café, para fazer uma mini pausa. Depois, de frente para o palácio, siga em direção aos jardins pelo lado direito, antes de entra nos jardins siga reto e visite as carruagens imperiais. Seu ticket, para ver as belas carruagens, deve ser comprado na hora. Na dúvida pergunte aonde é,mas não perca a visita.

De lá passeie pelos jardins e se perca por eles;  suba até o Gloriette e tenha uma bela vista.

Após, vá para o Zoológico.

Depois dessa programação intensa, que tal jantar a comida tradicional, ali por perto mesmo? Indico o restaurante Plachutta (para saber mais, leia este post aqui). Não se esqueça de fazer sua reserva, assim você garante a sua mesa depois de um dia cansativo. Vale  ressaltar que o restaurante é muito requisitado e frequentado, não apenas pelos turistas, mas pelos austríacos também, ou seja, o lugar é bom mesmo.

Outra opção é o restaurante Marios, que fica à frente e pertence ao mesmo grupo do Plachutta, mas com uma pegada mais moderna.

Informações importantes

Animais e bicicletas 

É  proibida a entrada  de bicicleta e cachorros no parque.

Ingressos – Como e quando comprar e quanto custa?

O acesso ao interior do castelo é feito com a compra do ingresso, que pode ser feita na hora, mas aí você corre o risco de enfrentar uma fila enorme. O melhor mesmo é comprar pela internet, com horário marcado, o que é bem mais confortável.

Que tiquete comprar?

Existem vários programas, mas aconselho a comprar o tour grande, pois é nele que você vai ver os ambientes mais pomposos e bonitos do Palácio; e a diferença de preço nem é grande.

Audio Guide 

Não tem audioguia em português, mas você pode pedir um bilhete explicativo com os detalhes de cada aposento aberto ou imprimir aqui

Filmar e fotografar

É  proibido fotografar e filmar nos ambientes dentro do Palácio, o  que, de certa maneira, adorei, pois a gente se concentra e aproveita o passeio de uma forma mais intensa, sem se preocupar em registrar nada.  Agora, não esqueça de levar sua máquina fotográfica, pois você poderá registrar belíssimas imagens nos jardins e no Zoológico.

Trajes – O que vestir?

Como Viena tem as estações do ano  bem definidas, pesquise antes sobre as temperaturas e que tipos de roupas você deve usar para fazer a sua viagem como um todo. E, especialmente para visitar o castelo, procure usar roupas e sapatos confortáveis, já que parte da programação acontece do lado de fora do Palácio e se anda muito por pedrinhas de britas espalhadas nos jardins.

O que levar:

Outra dica é levar uma garrafinha de água e barrinhas de cereais na bolsa, óculos escuros, câmeras fotográficas, capas de chuvas (na época de chuvas). Em relação às bolsas, recomendo usar aquelas bolsas laterais, que deixarão suas mãos livres, proporcionando um passeio mais confortável. Carregue poucas coisas, afinal “menos é mais”.

Serviço:

Endereço: Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130 Wien. (Olhe aqui no mapa)

Como chegar de transporte público:

– Linhas de metrô: U4 (Estação Schönbrunn).

Dica: Se você estiver vindo do centro da cidade pegue a linha verde U4  sentido Hütteldorf e de preferência entre no primeiro vagão, assim você sairá perto do elevador e da saída para o Castelo. Caso venha do lado contrário, U4 , sentido Heiligenstadt, pegue o último vagão para ficar perto da saída da estação.

Outras opções:

Bonde: linhas 10 e 60. Estação Schönnbrunn
Ônibus: linha 10 A Estação Schönnbrunn

Horário de visita

De abril a junho: das 8:30 às 17:30 horas.
De julho até agosto: das 8:30 às 18:30 horas.
De setembro até outubro: das 8:30 às 17:30 horas.
De novembro até março: das 8:30 às 17:00 horas.

Para comprar seu ingresso ou outras informações acesse aqui

 

Ao caminhar pelos jardins do Palácio Schönbrunn em Viena encontramos uma ruína romana de Carthage. É interessante observar que ela não é uma ruína original, mas sim construída em 1778 no modelo do antigo templo romano de Vespasiano e Tito. O conjunto consiste em uma piscina retangular enquadrada por um enorme arco semi-circular com paredes com figuras e bustos clássicos. Na piscina em frente à ruína as duas figuras representam os deuses dos rios Danúbio e Enns. .

 

 

Me siga também no: 

  • Snapchat: kelypelomundo
  • Facebook: kelypelomundo
  • Twitter: kelypelomundo
  • Google: kelypelomundo
  • Youtube: kelypelomundo
  • Instagram: kelypelomundo

O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.kelypelomundo.com seja indicada.
Texto e fotos: Kely Martins Bauer
Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

kely Pelo Mundo

Veja também

Comentários

Deixe um comentário