2 de dezembro de 2015 Por
10 Em Comportamento/ Reflexões

Inverno: 14 dicas e truques pra enfrentar a temporada

O inverno chegou de verdade. E aqui na Áustria o período é longo, pois vai de novembro a abril. São 6 meses de muitos dias cinzentos e escuros. Já no final de outubro, é possível ver a mudança climática, com os dias curtos e as noites chegando às 4 horas da tarde, trazendo uma escuridão sem fim e tenebrosa. Com isso é preciso estar atento aos detalhes para transformar essa estação do ano em uma fase mais agradável.

Claro que as fotos em dias de neve ficam lindas, inclusive uma amiga sempre diz que ela gosta de frio só em foto mesmo, que não dói, mas o dia-a- dia é muito pesado.
Muitas pessoas que não vivem em terras frias, às vezes tem uma ilusão sobre o assunto. Mas nem tudo está perdido. Se estivermos preparados, as coisas podem ser mais leves. Para saber um pouquinho mais sobre a estação clique  aqui para descobrir 36 coisas que não te contaram sobre o inverno.

Então que tal aprender a se vestir de acordo com a época do ano e ainda aprender alguns truques importantes?

Os austríacos têm um ditado popular que diz que “não existe tempo ruim, na verdade você é quem está não está vestido adequadamente”.

É importante informar que todos os lugares são aquecidos e se você se vestir apropriadamente para o inverno vai sofrer menos. Por isso, a dica fundamental é que você se vista em camadas, o que por aqui chamamos de método da cebola. Isso porque a temperatura externa pode chegar a 15 graus negativos, e aí você entra num lugar aquecido a 25 graus. Ou seja, você precisa estar preparado para essas mudanças.

É inevitável não se sentir um pacotinho ambulante, mas ficar quentinho e confortável é indispensável. E, lógico, por quê não ficar bonita(o) também?

frio1

Existem muitas dicas sobre o que comprar e o que vestir, mas eu, particularmente, acho que faltam alguns truques e acessórios que aprendi por aqui e quero compartilhar com você.

Então, vamos lá?

Além de gorro, chapéu, xale mais grosso de inverno e meia calça grossa por baixo da calça ou legging, luvas e botas adequadas, de preferência sem salto e com solado de borracha, compartilho 14 dicas sobre as quais quase não se ouve falar claramente por ai.

1-      Roupas termais – Existem roupas termais, tipo uma camiseta de manga comprida e uma calça que se utiliza por baixo da calça. Elas são excelentes para quem não tem o hábito  com o frio, mas eu, particularmente, prefiro substituir a calça por legging. Já a blusa, eu sempre uso uma blusinha de alcinha por cima do sutiã. Há quem use uma blusa de manga longa, mas eu não gosto muito porque, quando entramos em locais aquecidos, acabo ficando com calor, o que é bastante incômodo.

2-      Gorro e casaco com capuz- Nos primeiros anos de Áustria, eu comprei alguns casacos de inverno sem capuz. Não caia nessa besteira, por mais que você use gorro, tenha sempre casaco com capuz, pois, além da praticidade, ele mantém a temperatura da cabeça, já aquecida pelo gorro.

3-      Casaco de couro – Normalmente, as pessoas usam o casaco de couro apenas para a meia estação, mas esse, na verdade pra mim, é um grande aliado nessa época de inverno. Além de manter a temperatura do corpo já aquecido pela casaco de manga cumprida que você certamente vai utilizar por baixo, é uma peça fácil de tirar quando entrar nos lugares aquecidos. Use-o como um blazer, fica bonito, mantém a temperatura do corpo e é leve.

4-      Importante! Numeração do casaco de inverno- A dica é sempre comprar um número maior que o das suas roupas normais, assim você pode se aquecer com outras roupas por baixo e não se sentir apertado.

shoes35-      Vestidos e polainas – Com o frio a tendência é sempre usar calças, certo? Errado!  Infelizmente, a gente sempre acha que frio não combina muito bem com vestido, mas existem vestidos de mangas longas e quentinhos. Mas e as pernas? Bom, use meias grossas, de fio 60 ou 80 e, até mesmo, legging. Outra dica ouro é usar polainas; lembra daqueles tecidos quentinhos do tempo de ballet? Pois você pode usa-las como acessórios sobre a meia-calça /legging . Ela são fantásticas, especialmente se você for passar a maior parte do seu dia num ambiente fechado. Você pode tirá-las rapidamente e, quando estiver na rua, não vai passar frio.

luvas36-      Luvas e canetinhas para smartphone – Elas são fundamentais. Sem luvas, os dedos congelam rapidamente. O que fazer quando você quer usar seu smartphone e não consegue teclar? Aqui vão duas diquinhas: ou você usa uma canetinha apropriada para teclar, ou luvinhas que deixem apenas seus dedinhos de fora, com uma espécie de tampa para cobrir todos os dedos veja  fotos ao lado .

7-      IMPORTANTE! Lenço de papel– Esse é um acessório FUNDAMENTAL! Seu nariz vai escorrer, mesmo que você não esteja doente. Tenho uma amiga que chama “o choro do nariz”, pois escorre um líquido incolor. Então, para não passar nenhum aperto e não ter que usar suas luvas para limpar esse líquido, leve sempre com você sempre, no mínimo, um pacotinho. Além de levá-lo na bolsa, você pode deixar no bolso dos casacos de couro ou de outro bolso qualquer. Só não esqueça de tirá-los na hora de lavar sua roupa, para não passar raiva.

8-      Brincos pequenos – use sempre brincos pequenos para facilitar sua vida. Parece bobagem, mas não é. Além de os brincos grandes engancharem nos xales, o risco de perdê-los é grande. Não sabemos bem o motivo, mas eles escapam das nossas orelhas, talvez pela quantidade de roupas em volta do pescoço.

9-      Líquido – Inverno resseca muito a pele, então, para manter a hidratação, nada melhor do que tomar muita água e chá. Se você não der conta de tomar tanta água, procure colocar limão e gengibre para dar um gostinho. Eu, geralmente, uso uma espécie de chá de gengibre. Separo pequenos pedaços de gengibre e coloco numa jarra de água quente, e vou tomando.

10-     Cremes hidratantes – Não se esqueça de hidratar sua pele e seus lábios. Tenha sempre por perto um potinho de creme para as mãos e um batom hidratante. Para quem tem os lábios ressecados, usar Bepantol pode ajuda muito. O importante é se lambuzar de creme, pois aquecedor, sem dúvida, resseca a pele.

11-     Óleos aromáticos – Já que estamos falando da secura causada pelo inverno, coloque sempre uma vasilha com água, próximo aos aquecedores, para manter um ambiente mais úmido; pode ser de cerâmica bem bonitinha para compor sua decoração. E que tal colocar  algum óleo aromático para perfumar o ambiente? Assim o lugar, além de úmido, fica cheiroso.

frio412-     Óculos escuros- Frio também combina com óculos escuros, mesmo em dias de neve. Às vezes é preciso usá-los, pois a claridade incomoda e é preciso proteger os olhos.

13-     Filtro solar- Use sempre um filtro solar e, se for para as montanhas, a atenção deve ser redobrada, o sol, mesmo as escondidas, queima e você nem percebe, efeito do tal mormaço. Então, para proteger sua pele do rosto,mãos e pescoço, ele é essencial.

14- E por último e tão importante quanto as outras dicas, tome Vitamina D. Procure checar se as demais vitaminas estão em ordem principalmente as do tipo B. A falta delas pode trazer desequilíbrio no seu humor e te deixar desanimada (o).

Bom, vou ficando por aqui!

Se você gostou compartilhe, divulgue e deixe seu comentário.

Não se esqueça de se vestir em camadas!

beijos

O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.

Texto e fotos: Kely Martins Bauer

Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

kely Pelo Mundo

Veja também

10 Comentários

  • Reply
    anabarandas
    2 de dezembro de 2015 at 9:19 am

    Oba, gostei da dica do Viva Viena. Já virei fã! Beijos

  • Reply
    Pro seu dia ficar melhor
    2 de dezembro de 2015 at 11:04 am

    Que legal Kely. Gostei do método cebola, bem diferente aqui do Brasil. Sucesso!

  • Reply
    Iana Martins
    2 de dezembro de 2015 at 9:55 pm

    Boas dicas,. Escolher peças práticas é fundamental. Gostei da dica do vestido com calça legging e as luvas com dedinhos de fora.
    Bjs

  • Reply
    Festividades, música e cultura natalina em Viena | Femme Volátil
    16 de dezembro de 2015 at 9:37 am

    […] O inverno sem dúvida é o período mais difícil do ano, mas com a chegada das festas de final de ano, as luzes e as decorações natalinas, acabam amenizando as dificuldades da estação. […]

  • Reply
    7 motivos para não morar em Viena | Femme Volátil
    20 de janeiro de 2016 at 9:01 am

    […] vamos ficando saturados de termos poucos dias de calor. Se quiser mais sobre o inverno, acesse esse link e esse […]

  • Reply
    Selia
    21 de janeiro de 2016 at 10:38 pm

    Frio é uma coisa que não combina comigo, 18 graus para mim já é muito frio, vivo em Salvador cidade verão o dia começa com 23 e termina com 30 graus.
    Gosto do meu banho frio a qualquer hora.
    Gostei de suas informações.
    Posso até um dia ir em Viena, mas só se for no verão.

    • Reply
      Kely Martins Bauer
      31 de janeiro de 2016 at 9:03 am

      oi Selia,
      obrigada por deixar um carinho em forma de comentário. Salvador é um lugar sensacional, de tirar o fôlego, nao é mesmo? Realmente pra quem mora ai, qualquer lugar abaixo de 20 graus é frio né? Viena é linda também nas outras estações do ano. Beijinhos Kely

    Deixe um comentário