24 de fevereiro de 2016 Por
5 Em Comportamento/ Reflexões/ Viena

Hábitos dos austríacos que podem te chocar  (parte2/3)

Olá!

Pessoal, dando continuidade ao post da semana passada, aí vai a lista sobre alguns hábitos e comportamentos do universo de alguns austríacos. Se você não leu o primeiro  post, clique aqui. Lembrando que post de hoje é somente para os fortes,  vou comentar algumas  coisas meio estranhas. Digo novamente que nem todos são assim e que muitos desses comportamentos não é privilégio apenas dos austríacos. A lista foi montada com a ajuda de opiniões de alguns amigos.

8-      Não usar guardanapo – Se tem uma coisa agoniante é que os austríacos quase não usam e não colocam guardanapo nas mesas. É bem comum você chegar na casa de alguém e até mesmo restaurantes e não ter guardanapo disponível. E quando tem é só um. Me dá uma agonia. Percebo que essa prática tem mudado. Mas imaginar comer um sanduíche com um único guardanapo, não dá né?

9-      Sexta-feira é dia de comer panqueca doce – Esse hábito foi  comentado por um amigo que nos contou que as panquecas são servidas na Universidade, como a refeição do almoço. Pra mim é extremamente estranho almoçar algo doce. Eu nunca vivenciei isso.

relogio10-      Pontualidade é questão de minutos – Aqui tudo funciona no minuto. Se você for se atrasar, por favor, avise. Em órgãos públicos, se você retirar sua senha após o horário, esqueça! Não precisa nem discutir, é melhor voltar outro dia.

Os transportes públicos funcionam da mesma forma. Passam exatamente na hora programada. E, se o ônibus, por ventura, se adiantar, fará uma pausinha na parada para que não dê nenhum problema referente à rotina.

Agora, quanto a médicos, esqueça o relógio. Apesar de você marcar hora e, às vezes, com meses de antecedência, vai ter que esperar. Isso pra ser atendido em 5 minutos e sem muitas explicações.

12- Horário de verão/inverno –  Aqui o horário de verão não começa a meia noite do sábado e sim ás 2 horas da matina de domingo. Até hoje não descobri o motivo para essa troca ocorrer durante a madrugada. Pra mim isso é bem estranho.

 13-   Lojas fecham pontualmente no horário– E como tudo funciona no relógio, não se assuste se o pessoal das lojas  falar abertamente que o expediente encerrou e que você deverá voltar no dia seguinte. Hoje em dia, muitos estabelecimentos começam a anunciar seu fechamento com 15 minutos de antecedência. E, dependendo do lugar, a   mensagem é dita num alto-falante tanto em alemão, como em inglês, justamente para que não haja dúvida de que é hora de ir embora.

14-     Tomar banho em chuveiro comunitário –  É bem comum praticar esporte em ginásio de escolas públicas e, após o treino, é possível tomar uma ducha. As duchas são diversas, uma do lado da outra e sem portas, o pessoal toma banho sem a menor cerimônia.

15- Academia – Já que a gente está falando de esporte, aqui academia é uma coisa interessante. Muitos austríacos praticam esportes de acordo com as estações do ano.  E tem gente que acha que ir a academia uma vez  por semana é o suficiente.  Existem diversos planos de pagamento para usar as instalações. É bem comum as pessoas comprarem a diária ou até mesmo pacotes de 10 dias que são válidos de 3 a 6 meses. Eu mesma sou mestra em comprar esses pacotinhos de 10 vezes. E o mais legal é que em muitos lugares você ganha um vale para experimentar as aulas dadas e depois decidir que plano usar. Os planos podem ser de um dia a dois anos.

axila-suor-abre

16-      Suor vencido há dias – Suar, transpirar, ter um dia difícil, tudo bem, mas o que acontece é que a gente sente  o mau- cheiro, especialmente no metrô, mas você pode sentir na ópera, restaurantes e etc. O odor é meio azedo. Há uma diferença entre o CC fresco e CC de dias. Chegamos à seguinte conclusão: ou as pessoas não tomam banho diariamente, ou até tomam, mas usam a mesma roupa. Tivemos uma colega que tinha esse cheirinho; pra resolver a situação, os meninos começaram a falar sobre lavar roupa e os melhores tipos de produtos antibatericidas. E olha que o resultado foi muito bom, o mau cheiro sumiu do ambiente. O negócio é sério!

17-      Casacos de inverno – tem muita gente que passa a estação inteira sem levar o coitado para tomar um banhinho. Gente!, casaco de inverno se lava, tá?

18-      Ajudar a vestir o casaco – Se tem uma coisa que eu adoro é a gentileza masculina. E eles aprendem a ajudar as mulheres a colocarem seus casacos de inverno. É o tipo de mimo que eu adoro. Lógico que, no dia a dia, no escritório, não acontece isso. Mas, se você for a um bar ou restaurante, certamente será mimada por alguém .

19-      Nariz escorrendo – Aqui é falta de educação você fungar. E se pararmos para pensar é mesmo nojento. Bem nojento, diga-se passagem. Por isso, todo mundo carrega seu lencinho de papel no bolso e se necessário for não há qualquer problema em assoar o nariz à mesa. (aqui você lê mais sobre isso). Mas, pelo amor de Deus, nada de tirar meleca na frente do outros e nem olhar pro seu lenço de papel pra ver a quantidade e a cor das suas secreções nasais. Certo!?

gina-libertada

20-       Palitar os dentes à mesa – Vai tudo bem, já aceitei o fato de todo mundo poder limpar o nariz  à mesa, já que o tempo é frio e o nariz chora sem parar. Agora, se tem uma coisa que eu detesto é gente palitando os dentes à mesa. E por aqui é uma prática bem comum. Dá uma agonia!

Bom! Vou ficando por aqui. Semana que vem eu volto com outros hábitos que podem ser bem diferentes. Veja a parte 3 aqui 

#Se gostou deixe seu recado e compartilhe.

Siga meu instagram e snapchat: kelypelomundo

Beijos e até semana que vem.

Um beijo enorme

O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.

Texto : Kely Martins Bauer

Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

Fotos: Internet. Se a foto for sua e você deseja que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Iremos atender sua solicitação o mais breve possível. Obrigada

kely Pelo Mundo

Veja também

5 Comentários

  • Reply
    Fausto
    28 de fevereiro de 2016 at 8:32 pm

    Olá, parabéns pelo tópico. Com relação a mudança de horário (item 12) ocorrer as 2 e não 00:00 é por causa da diferença entre os paises, e pelo fato do tamanho dos países, podendo ocorrer um problema com relação aos trens e aviões. Entraram em um acordo que seria melhor dar 2h do horário antigo para que tudo se acerte.

    • Reply
      Kely Martins Bauer
      1 de março de 2016 at 5:56 pm

      Olá Fausto, muito obrigada pelo comentário.
      Eu havia escutado essa explicação, mas não tinha certeza. Agora fico mais confiante para repassar essa informação.
      Obrigada
      Kely

  • Reply
    Hábitos dos austríacos que podem te chocar  (parte1/3) | Femme Volátil
    20 de maio de 2016 at 3:49 pm

    […] ← 8 gafes que podem ser evitadas Hábitos dos austríacos que podem te chocar (parte2/3) → […]

  • Reply
    perfumes
    11 de novembro de 2016 at 9:20 pm

    Não conhecia nenhum deles e fiquei incrédula!

  • Deixe um comentário