30 de dezembro de 2016 Por
0 Em Áustria/ Dica de Viena/ Viagens/ Viena

Especial de Natal: a encantadora iluminação de Natal em Viena

No inverno, o sol se põe mais cedo, por volta das 16:30h, e, com isso, a  escuridão bate à porta bem antes. Porém, a cidade fica charmosíssima com a iluminação de natal espalhada pelo centro da cidade. Viena está tão iluminada que me sinto num cenário de princesas das estórias infantis. As ruas da cidade imperial ficaram mais pomposas e brilhantes, e estão simplesmente incríveis.

DICA! No centro de Viena venta muito, e é um vento de doer o osso. Então, para não se sentir desconfortável, é imprescindível se agasalhar bem, para que você possa curtir o passeio, calmamente, pelas ruas e ruelas da cidade, sem ter que sair desesperado para achar um lugar para se aquecer.

Vindo nessa época do ano à cidade imperial, aproveite para tomar um punsch nos mercados de Natal, saborear as delícias do paladar e ainda patinar no gelo, na frente da prefeitura de Viena. Eu já patinei duas vezes e adorei. Mas cuidado! É bem fácil escorregar por lá. Outra coisa importante é proteger bem as orelhas, porque, ao patinar, o ventinho pode incomodar se elas estiverem desprotegidas. No centro da cidade você encontra lojinhas que vendem,a um preço justo, os protetores de orelha.

Fique atento ao caminhar pelas ruas e olhe as fachadas dos prédios. No início da Kärntnerstrasse, ao lado da ópera de Viena, é possível ver um prédio embrulhado pra presente.

Uma das ruas bem fofas por aqui é a Kohlmarket, que é uma das mais sofisticadas de Viena, e a iluminação parece com gotas de ouro pingando do céu. Um encanto só!

A Graben, uma das avenidas de compras mais movimentadas do centro, está iluminada em formato de bola de árvore de Natal, o que dá uma atmosfera esplendorosa.

Outra  dica muito importante, para quem quer ver ruas iluminadas, é  observar as paralelas.

Uma das ruas paralelas, a Habsburgergasse,  que leva o mesmo nome da família  imperial, foi decorada com  coroas em sua homenagem. Muito chique, não é mesmo?

No centro da cidade há uma única rua que possui uma iluminação de cor vermelha.  É a Rotenturmestrassae, cujo nome significa rua da torre vermelha. No final da rua é possível ver parte da torre da Igreja de São Estevão.

Algumas lojas também estão decorando suas fachadas de maneira interessante. Na confeitaria Oberlaa a gente encontra uma xícara de chá enorme, e, ao vê-la, sempre me sinto como se estivesse no desenho animado de  Alice no país das Maravilhas.

Outras cidades perto de Viena

A Áustria, como um todo, investe muito nos preparativos de Natal, e as cidades e vilarejos parecem cinematográficos com suas luzes temáticas. Recentemente, fui a duas cidades que ficam próximas a Viena.  As cidades são muito charmosas, e quase não se vê ninguém na rua, o que aumenta a sensação de se estar em  um estúdio de gravação.

Na região da baixa Áustria, temos  a pequena cidade de Klosterneuburg, que fica a 20 km de Viena.  Na frente da prefeitura fizeram um mercadinho de Natal e colocaram esses anjos iluminados. A atmosfera é bem aconchegante.

E, para quem quer ver uma cidade dos tempos medievais, é só ir a  Mödling, que fica a 15 km de Viena. A praça  central da cidade está muito fofa, com um carrossel e com a  igreja principal toda iluminada. O cenário perfeito para ativar a imaginação de crianças e adultos, pois o lugar parece cenário de história infantil.

Bom, espero que tenha gostado.Um beijo e até o próximo post

Veja mais detalhes no blog www.maripelomundo.com.br
Abraços e até mais

kely Pelo Mundo

Veja também

Comentários

Deixe um comentário