3 de junho de 2015 Por
0 Em Áustria/ Dica de Viena/ Europa/ Eventos/ Reflexões/ Viena

Áustria – Programação de verão: Festivais em Viena e Salzburg

Oie!

Gente! Minha vida está corrida demais e com a chegada do verão tudo virá uma loucura. Mas queria compartilhar algo bem legal com você.

No final do mês passado foi publicada minha matéria no site brasileiraspelomundo.com. E para minha surpresa o assunto ganhou também espaço no mundo virtual sendo republicada no site Weisser Schwan. E claro  que não poderia deixar de publicar aqui. Rs

Então eu convido você para passear comigo por Viena na leitura do texto abaixo. Espero que goste.

Por causa das estações do ano serem bem definidas em Viena, eu costumo dizer que temos várias cidades em uma. Isso porque a vida se transforma por completo em cada época do ano. A temperatura influencia desde a sua forma de vestir e se sentir até as atividades e esportes praticados em cada estação.

E chegamos à época mais gostosa, onde as temperaturas sobem e a cidade começa a pulsar intensamente.

Viena é conhecida internacionalmente como a capital da música clássica. Com o aumento do turismo nesse período e a possibilidade de ficar fora de ambientes fechados, a cidade ganha um ar leve, romântico e ao mesmo tempo, mais agitado.

Então prepara o caderninho para se organizar e não perder as dicas. A programação é vasta e atende a todo tipo de gosto. Desde a especialidade austríaca, a música clássica, até o jazz e rock. Fora isso há mini festivais que transformam a capital austríaca em um cenário cultural privilegiado.

O mais legal é que quase todos os eventos acontecem anualmente. Então se não for possível ver alguma coisa interessante dessa vez, se programe para incluir na lista do que fazer na próxima visita.

Vamos lá?

Lembrando que selecionei apenas alguns eventos que ocorrem no verão, mas se você procurar na internet achará vários outros teatros e possibilidades culturais.

Palácio Schönbrunn

Palácio Schönbrunn na abertura do Festival de verão

 Festival de verão – Geralmente começa no meio de maio o “Wiener Festwochen”. O festival reúne apresentações nacionais e internacionais em diversos ramos das artes.

O evento “Sommernachtskonzert” marca o início do festival. A abertura ocorre de forma grandiosa, ao ar livre, no Palácio Schönbrunn. O concerto é apresentado por respeitadíssimos nomes da música clássica da Orquestra Filarmônica de Viena.

A apresentação é tão magnífica que, mesmo com ameaça ou até com chuva, o público marca presença.

O acesso é gratuito. Quem quiser garantir um bom lugar deve chegar com duas ou três horas de antecedência. Um boa dica é levar comidinhas gostosinhas para fazer piquenique nesse tempo de espera.

Quem quiser obter informação sobre a programação do festival, que tem duração de aproximadamente um mês, e/ou comprar tickets pode acessar o site: www.festwochen.at

bastidores

Bastidores – Olha o piquenique!

Prefeitura –Imagine um lugar belíssimo ao ar livre onde se pode comer, beber, encontrar amigos e assistir a concertos gratuitamente. Essa é a proposta do festival de cinema de Viena, que completa 25 anos esse ano. Em 2015 a festividade vai de 4 de julho a 06 de setembro.

Diferente do programa da ópera, os concertos apresentados aqui não são ao vivo e sim, DVDs projetados numa tela gigantesca com apresentações de renomados artistas da música clássica, ópera, jazz e rock.

São esperados mais de 700 mil visitantes no período de 65 dias. A atmosfera é uma delícia.

O local é um ponto de encontro de muitos vienenses e turistas que aproveitam para degustar a culinária de diversos países do mundo oferecidas em tendas, das 11:00 da manhã à meia-noite. Lembrando que a transmissão dos concertos só ocorre à noite, quando escurece, por volta das 20:30. Detalhes no site: http://filmfestival-rathausplatz.at

Ópera de Viena – Para mim o monumento mais lindo para assistir qualquer concerto ou manifestação artística é sem dúvida a ópera de Viena. Por dentro é magnífica e cheia de detalhes incansáveis de admirar.

Ingressos precisam ser comprados com antecedência para que não haja nenhuma frustração. Mas se você quiser assistir a todos os espetáculos de graça, agora no verão, acontece um evento bem legal. Do lado de fora, precisamente ao lado da ópera, há um telão enorme que transmite ao vivo o espetáculo que acontece na ópera. É uma delícia assistir ao espetáculo ao ar livre. E há quem curta tanto que leva taças e vinho para degustar durante a apresentação. A programação acontece em abril, maio, junho e setembro. Acompanhe os detalhes aqui. A programação geral você também pode acessar no site: https://www.viennaclassic.com/en/home.html/

Apresentação na ópera de Viena.

Apresentação na ópera de Viena.

Orangerie – O salão do palácio Schönbrunn é bem conhecido pelos turistas de Viena. Recentemente fui a um concerto de músicas de Mozart. O salão é bonito, mas nada tão espetacular. O concerto também foi bom, porém eu sempre indico assistir a qualquer espetáculo na ópera pois a qualidade é excelente. Sem contar que o teatro é maravilhoso por dentro e rico em detalhes na arquitetura e decoração, como citado no parágrafo anterior.

Outra dica – Você certamente vai encontrar vendedores de bilhetes para concertos vestidos de Mozart próximos à ópera e à catedral Stefphansdom. Cuidado! Você pode comprar gato por lebre. Logo que cheguei em Viena recebi a visita de dois amigos que estavam loucos para assistir um concerto. Acabamos comprando os bilhetes com esses vendedores. A apresentação foi numa escola de ginásio. O espetáculo foi OK com direito a apresentação de balé. Eu particularmente não indico aos meus convidados comprarem esse tipo de programa, mas fica a critério de cada um. Se for comprar, saiba que a maioria das apresentações é feita por estudantes, o que também pode ser legal, se você quiser apoiar o movimento, mas é preciso estar consciente do que está comprando, para não reclamar depois.

Millteralterfest– Já pensou em ir a um lugar onde você consegue ver cavaleiros, bruxas, fadas, bobo da corte, princesas, camponesas e gladiadores, ou até mesmo ser um deles? Que tal conhecer um castelo medieval durante um festival onde os visitantes também se vestem a caráter? A festa acontece em setembro na cidade de Eggenburg, uma pequena cidade que fica a 65 km de Viena. Outros detalhes da festa você pode acompanhar aqui.

Há outras festividades dentro e fora de Viena. Datas e informações a respeito, você encontra no site: http://www.mittelalterfeste.com/termine-2015

Salzburg Festival – Apesar de focar nas festividades de Viena, não poderia terminar essa matéria sem falar do tradicional festival de Salzburg. O evento foi criado em 1877, mas foi interrompido em 1910 e reativado 10 anos depois em 1920. Esse ano a festa acontece de 18 de julho a 31 de agosto. O evento é grandioso!

A cidade onde Mozart nasceu vira palco de um dos maiores festivais de música clássica e teatro. São orquestras, óperas, operetas, teatro e demais cenas da arte que deixam qualquer um impressionado com a qualidade e tecnologia utilizada nas performances.

Quem quiser aproveitar e combinar a visita à terra de Mozart com direito a este belíssimo festival, não irá se arrepender. Mas atenção: para não se frustrar, compre seu ingresso antecipadamente.

Os bilhetes são caros, super concorridos e geralmente se esgotam com meses de antecedência. Há quem arrisque e compre por meio de cambistas ingressos que chegam a mil euros, sendo que o preço original varia em torno de 200 a 300 euros.

Detalhes e informações da programação você pode acessar no site: www.salzburgerfestspiele.at

DICA IMPORTANTE! Mesmo sendo verão coloque na mala pelo menos um cachecol e um casaco, de preferência com capuz e, se possível, impermeável. São Pedro adora abrir as comportas dos céus nessa época do ano. E quando chove por aqui a temperatura baixa drasticamente. Ou seja, prevenir é melhor que remediar não é mesmo?

Beijos e até o próximo texto!

kely Pelo Mundo

Veja também

Comentários

  • Reply
    Maria Lucia Silva Castelo Branco
    3 de junho de 2015 at 6:15 pm

    Maravilhosas as suas dicas. Quando eu for a Viena, não quero perder nada. rsrs

  • Reply
    LUIZ MARTINS
    7 de junho de 2015 at 10:25 pm

    Nice to know all that. It means we should go back in different seasons enjoy Wien better. Kiss, daddy

  • Reply
    Somos todos jovens: o amor em qualquer idade | Femme Volátil
    17 de junho de 2015 at 9:50 am

    […] no vagão nos horários de pico, e ainda sentir o fedor que as pessoas exalam, especialmente no verão. Para nossa alegria, os trens mais novos já tem ar condicionado, o que torna a viagem um pouco […]

  • Reply
    Vem conhecer um pouquinho da Áustria: Viena e Südsteiermark | Femme Volátil
    18 de setembro de 2015 at 6:55 am

    […] de verão. Se você vier a Viena no verão venha no período do festival na frente da prefeitura.(Post aqui)  É bárbaro. Os detalhes você no video curtinho que fiz sobre […]

  • Deixe um comentário