27 de novembro de 2016 Por
0 Em Áustria/ Comportamento/ Dica de Viena/ Reflexões/ Viena

Especial de Natal: 6 tradições austríacas

Oie!

Nossa tanta coisa para compartilhar sobre as festividades natalinas, além dos mercadinhos de Natal, que resolvi fazer Edição de Natal com mini posts. Hoje falarei sobre a noite de Natal e seus preparativos.

Vamos lá?

advento

Os preparativos

E os preparativos para o Natal começam, oficialmente, nesse domingo quando acendemos  uma das velas da Coroa do Advento. Você conhece essa tradição?

Coroa do Advento (Adventskranz) – São 4 velas que são acesas no período de 4 semanas antes do Natal. Elas geralmente são colocadas em forma de coroa feitas de ramos de pinheiros. O círculo da coroa simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos verdes, significam a esperança e uma entrega total da vida a Deus. Algumas possuem fitas vermelhas representando a cor do fogo e do sangue de Jesus derramado em sacrifício, simbolizando a cor da vida e do amor.

Existe um ritual ao acender a vela. Cada vela é acesa a cada domingo que precede o Natal. A primeira vela é acessa no primeiro domingo. Já no segundo domingo serão acessas duas velas e assim sucessivamente. Agora atenção, as velas devem ser acesas por poucos minutos, geralmente o tempo para oração e esse curto tempo tem uma razão. Descobri, infelizmente, na prática sobre o assunto. Certa vez na empresa que trabalhava deixei a vela queimando até o final, o que quase gerou um acidente, pois o pavio da vela vai até o final e acabou pegando fogo em um dos ramos de pinheiro. Uma colega do trabalho se assustou com o tamanho da chama e jogou água fazendo com que subisse uma enorme fumaça ligando o alarme de incêndio. Resultado! Os bombeiros foram acionados e tivemos que evacuar o prédio. Desde então é proibido acender velador lá.

Calendário do advento – É um calendário comprado ou feito pelos pais para que as crianças façam a contagem regressiva da noite natalina e o registro de sua existência é desde 1851. O calendário tradicional consiste em dois pedaços de cartolina sobrepostos. Vinte e quatro janelas são criadas e possui um número entre 1 e 24 em cada uma delas. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o nascimento de Cristo, quanto cenas relacionadas à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas. Cada janelinha é aberta diariamente e lá encontra-se um pequeno mimo, como docinhos ou brinquedinhos. As crianças adoram e se divertem com os presentinhos e com a expectativa gerada pela contagem regressiva, afinal, quem não gosta de ganhar presentinhos?

Árvore de Natal- Aqui nada é de plástico, a árvore é de pinho natural e, curiosamente, montada apenas no dia 24 dezembro permanecendo até o dia 06 de janeiro. Depois ela é jogada no lixo biodegradável. Os enfeites são bem originais e geralmente são comprados lá no mercadinho de natal.

A noite de Natal 

A festa –O feriado oficial acontece nos dias 25 e 26 de dezembro. No dia 24 é feriado bancário e as lojas fecham mais cedo. As reuniões familiares acontecem no dia 24 a noite e são bem intimistas e silenciosas, apenas com as pessoas da família mais próximas. É uma noite calma e de tão tranquila chega a ser melancólica.

A ceia e o dia seguinte – Geralmente a ceia de Natal é simples e acontece nos horário normal do jantar por volta das 19:00 horas e se come salsicha com repolho (Bratwurst mir Sauerkraut),  peixe chamado carpa (Karpfen) ou Peru (Truthahn) e de sobremesa biscoitinhos de Natal.  Agora no dia seguinte, amigos e demais familiares se reúnem para comemorar a data de forma maior com uma comida mais requintada se comparada ao dia anterior .

Presente- Há troca de presente entre os familiares e o curioso é que quase não há nada relacionado ao Papai Noel, aqui quem traz os presentes é o Christkindl que significa menino Jesus. É possível observar também que alguns lugares estão, lentamente, aderindo a figura de Santa Claus, mas parece que o personagem ainda não faz muito sucesso entre os austríacos.

Música– Que Viena já é famosa pela música clássica, não é nenhuma novidade, mas você sabia que uma das músicas mais tocadas na noite de Natal foi escrita e composta em violão e flauta por austríacos? Isso mesmo! A famosa música Noite Feliz (Stille Nacht, que traduzindo significa noite silenciosa) foi escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818. E é geralmente cantada pelas crianças e adultos na noite de Natal.

Bom! Vou ficando por aqui deixando um beijo e começando a contagem regressiva para o  Natal. No próximo post falarei sobre a bebida da época de natal.

Beijinhos

As informações foram tiradas do meu texto como colunista do   blog www.brasileiraspelomundo.com

kely Pelo Mundo

Veja também

Comentários

Deixe um comentário