3 de fevereiro de 2016 Por
7 Em Comportamento/ Europa/ Reflexões/ Viagens/ Viena

22 coisas para se adaptar fora do seu país.

14.04.01 um coracao

Morar em outro país é, sem dúvida, uma experiência incrível, mas por mais que venhamos de peito aberto, se integrar numa outra cultura às vezes pode ser bem complicado, até mesmo pra quem quer cair de cabeça no mundo desconhecido.

É claro que isso não é uma regra e nem vale para todo mundo, mas algumas experiências podem ser estranhas no começo. Graças a Deus, depois de  algum tempo, nos acostumamos. Alguns hábitos até acabamos adquirindo; outros, porém, por mais que passemos anos fora da nossa terra natal não dá para aceitar.

Depois de quase uma década em terras austríacas, ainda há coisas na cultura local que acho estranhas, como, por exemplo, as idas às saunas sem roupas, como disse aqui, além de outras coisitas mais.

Hoje o texto é mais voltado para a mulherada mesmo. Pode parecer fútil, mas é importante saber para se adaptar mais rápido. Gente, também não quero deixar aqui nada como verdade absoluta. Escrevo apenas sobre alguns pontos de vista e não se esqueçam de que ele são apenas pontos hahahah.

1- Manicure- Você vai perder o hábito de ir semanalmente ao salão para fazer suas unhas. Pra quem não resiste mesmo ficar sem as unhas pintadas ainda há algumas alternativas, como: aprender a fazer, achar alguma brasileira que a faça ou optar por fazer as unhas com gel ou porcelana uma vez por mês. Elas são caras, mas muito práticas. Afinal, quem dá valor a isso vai arranjar um jeito de cuidar, mas garanto que já não fará mais parte da sua rotina semanal.

2- Saltos- Eles serão quase um acessório para ocasiões especiais, desde que o momento não seja na casa de alguém que tenha o hábito de não usar  sapatos da rua em casa, (como vc pode ler aqui) ou seja, em quase toda casa austríaca.

3- Brincos longos – Eles serão usados apenas no verão e talvez na primavera, mas, se esfriar de verdade, esqueça-os, pois podem enroscar no seu cachecol e você vai perdê-los, sem contar que é super incômodo usá-los com a quantidade de roupas de inverno.

depilacao-cera4- Depilação com cera- Sim, será necessário arranjar uma depiladora brasileira, caso queira um depilação bem legal. Aqui em Viena até existem alguns estúdios que oferecem o serviço, mas nem todos oferecem aquela qualidade. E o mais queridinho de todos não marca horário e ainda é caro, ou seja, para se depilar você pode perder até duas horas esperando para ser atendida. Ah!Quanto aos tipos de depilação alguns lugares oferecem  “a Brasileira”, mas cuidado, isso significa depilar tudinho, tudinho mesmo. Então, na dúvida pergunte. Outra opção é trazer sua cera e fazer você mesma.

5- Você vai perder a noção do preço das coisas até se adaptar e entender quanto custa a moeda local. Depois você vai perder a noção de quanto custam as coisas no Brasil e, muitas vezes, vai se sentir um estranho quando conversar abertamente sobre valores com seus amigos no Brasil.

6- Ter empregada ou faxineira se tornará um grande luxo. Mas depois você provavelmente não conseguirá imaginar tendo uma pessoa diariamente na sua casa. Bom se bem que tudo na vida pode mudar, né?

7- Você se torna independente. Saber lavar seu banheiro vai te dar muito valor nas pequenas coisas da rotina familiar. Atenção aqui se lava banheiro diferente do que no Brasil, como conto aqui.

8- Lavar louça com água quente será mais fácil que você imagina.

9- Você vai colocar suas roupas espalhadas no aquecedor, mesmo que tenha secadora, pois ela, às vezes, deixa suas peças úmidas.

10- Conforto vai se tornar a sua palavra chave no seu vocabulário e estilo de vida.

image11- Transporte público será um grande aliado e táxi um grande luxo necessário. Especialmente no inverno, você ficará muito feliz por ver uma condução chegando e vai se rasgar de raiva se correr e perder o bondinho ou ônibus. Isso porque o próximo chegará em 4 minutos, mas esses malditos 4 minutos serão eternos.

12- Suas idas ao supermercado irão aumentar significativamente. Ninguém faz compra de mês por aqui.

13- Você se sentirá um analfabeto – Dependendo do  país em que você esteja, será um desafio enorme tirar dinheiro do caixa eletrônico ou comprar coisas simples no mercado. Tenho uma amiga que veio me visitar e queria comprar um creme de pele, fui com ela no mercado e esqueci de acompanhá-la na escolha do produto. Ela comprou o tal creme e na hora de passar na pele percebemos um textura diferente. Quando li a embalagem, descobrimos que era shampoo e não creme de pele. hahahah

14- Misturar duas ou 3 línguas na sua frase será normal e você vai achar que está todo mundo te entendendo, inclusive quem não fala as mesmas 3 línguas que você.

15- Você se alegrará com dias de sol, mesmo que lá fora esteja um frio congelante.

16- Você vai sentir muita saudade do Brasil quando estiver fora dele e, quando estiver no Brasil, vai sentir muita saudade da cidade onde você mora.

17- Achar um médico de confiança será um das suas preocupações, especialmente para as mulheres e para quem tem filho.

image18- Comer e beber vai se tornar uma grande diversão, ou um filme de terror,  especialmente no começo.

19- Você vai entender que assuntos relacionados ao corpo serão vistos de uma forma completamente diferente da sua cultura. Olha a sauna ai gente!

20- Você nunca mais será inteiro – Você vai amar ser brasileiro em muitos momentos e, em outros, vai tentar explicar que não é bem assim como os gringos pensam. Você vai ter orgulho e tristeza da sua terra natal e vai sentir sempre saudade do lugar de onde você veio. Porém, quando você voltar pra lá vai descobrir que esse lugar já não existe mais, tudo mudou nesse tempo em que você esteve fora. Sem contar que você pode morar 20 anos em outro país, mas jamais se sentirá um local.

21- Você vai descobrir certos talentos e uma força interior que jamais seria impulsionada se você não tivesse mudado de país.

Foto-6822- Você vai ter sempre um ponto de interrogação sobre  o futuro e sobre o pretérito. Como será e como seria “se…”. Pra evitar isso, não pense. Viva!

Se você estiver feliz, continue no seu caminho e, se não estiver, mude. O poder de escolha se renova a cada manhã.

Ah, e por último, se quiser saber mais sobre as coisas de inverno vai nesse texto aqui as 36 coisas que não te contaram sobre o inverno.

Gostou!? Compartilhe! E assine o blog para receber os posts no seu email.

Beijos e até a próxima semana

O conteúdo desse Blog pode ser reproduzido, desde que a fonte http://www.femmevolatil.com seja indicada.

Texto e fotos: Kely Martins Bauer

Revisão: Maria Lucia Castelo Branco

Fotos: Apenas a foto ref a cera é da internet. Se for sua e você deseja que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Iremos atender sua solicitação o mais breve possível. Obrigada.

kely Pelo Mundo

Veja também

7 Comentários

  • Reply
    Vânia Romão
    5 de fevereiro de 2016 at 7:27 am

    Me vi em todos os itens! hahaha

    • Reply
      Vânia Romão
      5 de fevereiro de 2016 at 5:38 pm

      Aproveitando, esqueci de te perguntar. Posso me inspirar nesse post? O difícil será fazer algo diferente, pois absolutamente tudo se encaixa para a Suécia. 🙂

      • Reply
        Kely Martins Bauer
        7 de fevereiro de 2016 at 10:51 am

        Oi Vania,
        hahahah ainda bem que não sou a única a pensar assim. Na verdade se a gente for procurar, acha mais coisa, não é mesmo? Bom pode usar o texto da forma que quiser, se quiser republicar pode e indicar a fonte, dizer que se inspirou no texto, pode.. enfim o importante é a gente compartilhar as coisas da vida, não é mesmo?
        Beijocas mil.

  • Reply
    Lya
    23 de fevereiro de 2016 at 11:32 am

    Kelly, estou de mudança para Viena e adorando o seu blog!! Lendo sem parar!!
    Espero quem sabe poder te encontrar aí!!
    Parabéns!!!

    • Reply
      Kely Martins Bauer
      1 de março de 2016 at 6:06 pm

      Olá Lya,
      tudo bem? Seja bem-vinda.
      Que bom saber que está gostando dos posts.
      Fora marcar um encontrinho para um café. Vc adorar
      Beijocas mil
      Kely

  • Reply
    Áustria – Aprenda como funciona o sistema do país para facilitar sua vida – parte 2 - Kely pelo Mundo
    2 de março de 2017 at 9:23 am

    […] a outro e, se quiser fazer as madeixas, terá que se deslocar até outro estabelecimento. Mas cuidar da beleza é um artigo de muito luxo; com o tempo, talvez você perca o hábito de ir semanalmente ao salão […]

  • Deixe um comentário